O problema do coaching

Os coaches estão dominando o mundo com técnicas das mais variadas, que visam desde elevar a autoestima das pessoas, até torná-las milionárias.

A parte triste desta história, é que essas técnicas quase mágicas, em sua maioria, não passam de charlatanismo barato. Pois é! Você aí que comprou uma mentoria que promete te tornar bem sucedido num período x de tempo, seja na área profissional ou pessoal, pode estar sendo ludibriado por uma jogada de marketing espúria.

Geralmente essas promessas de coaches, que vão muito além do razoável, vêm acompanhadas de discursos religiosos e analogias superficiais, do tipo: "Subir uma montanha é como subir na vida".

É importante ressaltar que existem vários discursos válidos em meio a narrativa dos coachs de desenvolvimento pessoal. O problema se encontra, quase sempre, na generalização das narrativas individuais e redução da realidade a uma perspectiva anacrônica de mundo. Em outras palavras, trata-se de uma tentativa de solucionar problemas pessoais dos mais complexos e variados, com frases de efeito e jargões clichês, que não englobam todas as nuances do problema, gerando nas pessoas, uma ilusão de solução com base num viés de confirmação induzido pelos próprios profissionais de coach.

Para exemplificar o problema, podemos pensar no coach como um amigo que pretende te ensinar a dirigir um carro. Num dado momento, ele te diz que para acelerar o veículo, você precisa pressionar o acelerador. E que quanto mais você pressiona, mais o carro irá acelerar. Isso é verdade, em parte. Existem vários outros fatores envolvidos no processo, para que haja de fato, a aceleração ao pressionar o pedal.

Se por exemplo, o carro estiver sem combustível, adiantará pisar no acelerador? A resposta é não! E se o carro estiver com problemas sérios no motor ou em qualquer parte que afete o seu desempenho final, o pedal do acelerador será a solução para fazer o carro andar em perfeito estado? Não! Eis o problema.

Muitos coaches tratam das questões sociais como se tudo se resumisse a pisar no acelerador. Eles dizem que você precisa apenas do seu próprio esforço ou de uma mudança de perspectiva para conseguir "vencer na vida". Basta seguir alguns passos, tratar de alguns "bloqueios", sair da famosa zona de conforto. É claro que sair da zona de conforto e se esforçar é importante, contudo, seguir essas propostas não vai te transformar num mago do desenvolvimento pessoal. Não são características suficientes para levar alguém ao sucesso, pois o próprio sucesso, como conceito, é subjetivo. Mesmo o sucesso financeiro depende de uma série de questões que não estão diretamente ligadas ao nosso próprio esforço. Assim como na analogia acima, o esforço seria a pressão no acelerador, e todo o resto envolve o mundo à nossa volta e uma parcela de sorte.

Por fim: "Não existe fórmula para o sucesso, seja ele financeiro, pessoal, amoroso, etc…"

Certas medidas podem ou não funcionar, e nunca serão um padrão absoluto.