Amor de Deus x Amor de Mãe

“Deus é amor” é uma das maiores afirmações dos evangelhos e de toda a Bíblia. Ele é a pessoa do amor. Mas observando a imagem de Deus que a religião criou e muitos creem, o que se vê é um Deus mesquinho, egocêntrico, carente e punitivo, características que considero muito diferentes para um ser considerado sinônimo de amor. Por isso, quando quero entender o que é “ser amor”, eu gosto de pensar na minha mãe. Ela é a principal imagem de amor que consigo ter. O que uma mãe não perdoa? Não suporta? Não sacrifica? Não sofre? Não faz pelo seu filho? E o que um filho tem que ser capaz de fazer para que uma mãe decida por deixar de amá-lo ou abandoná-lo?

Só quem recebeu o amor incondicional de uma mãe de amor sabe o que é ser amado de graça, só por existir. Se ela for deixada de canto porque apareceu uma nova pessoa em sua vida, após isso, lá estará ela pronta a receber sua atenção novamente. Deixou de visitá-la por muito tempo, não conseguiu falar com ela com frequência? Prontamente ela lhe atenderá em seu próximo contato. Ela anda na rua e quando olha as vitrines das lojas logo se lembra do seu filho e de como aquelas coisas lhe serviriam. E nem pede nada em troca para lhe presentear.

Dito isso, penso que se Deus é amor, ele tem que ser no mínimo como minha mãe. Menos que isso, canonizo a minha genitora e presto louvores a ela. Se Deus for como uma mãe, os filhos rebeldes terão sempre um abraço de reconciliação, os que deixaram de frequentar sua casa no domingo, não serão castigados, mas amados onde quer que estejam. Não pedirá contrapartidas para me dar algo ou me agradar. Só doaria. Se Deus for como uma mãe, será que existiria inferno? Qual mãe condenaria seus filhos a um lugar de sofrimento eterno por cometerem atos que não lhe agradaram? “Ah, mas Deus também é justiça”, pode-se dizer. Assim como uma mãe é. E até seus castigos em nós são para vida e são frutos de amor.

Um bom exercício que faço para saber qual seria a reação de Deus diante das minhas ações é substituí-lo pela minha mãe. Se desagradaria minha mãe, desagradará a Deus. Se serei amado e compreendido por ela, serei amado e compreendido por Ele. Se ela me dá sem que eu nada faça, Ele também me dará sem que eu nada faça. Isso simplificou muito meu entendimento sobre Deus e seu amor. E em sua vida, quem é a pessoa que representa amor incondicional? Abrace ela e você estará abraçando o próprio Deus de amor.

Gil Barreto
Enviado por Gil Barreto em 07/01/2022
Código do texto: T7424117
Classificação de conteúdo: seguro