[Especial] Um 2022 sem expectativas

Está chegando a hora de trocarmos de calendário. Está chegando a hora de vestirmos nossa roupa branca e celebrar a virada de mais um ano. 2021 se despede como mais um ano difícil e sofredor para muitos de nós e 2022 vem aí com pouco ar de esperança e otimismo. O que podemos esperar do futuro? Já não esperamos tantas coisas e fomos assustadoramente frustrados? A questão é: não espere nada. Viva o que vier.

“O maior impedimento para viver é a expectativa. Na expectativa do amanhã, perde-se o hoje”.

Convido a todos a começarem o próximo ano pensando nessas palavras de Sêneca. Que possamos nos permitir aos próximos dias, semanas e meses de uma maneira realmente aberta e contemplativa: vamos experienciar a vida de verdade. Que não façamos planos rígidos e inflexíveis. Que não tracemos metas firmes e inatingíveis. O problema das expectativas é que elas são grandes demais: não queremos um carro, queremos o carro! Não queremos um amor, queremos o maior amor que possa existir! Mas grandezas são ilusões. Elas distorcem a nossa visão, o nosso entendimento sobre a vida. Queremos coisas complexas, robustas, e não percebemos que na simplicidade do que temos pode residir o maior motivo da nossa felicidade.

O que acontece é que a grandeza nunca é atingida, porque tendemos a sonhar mais do que podemos realizar. E o pior: a gente só sonha, nada fazemos de efetivo para as concretizações daquilo que sonhamos. Demoramos para entender que as conquistas não virão do céu. E, então, quando decidimos lutar por aqueles objetivos, acabamos nos sentindo completamente incapazes de alcançá-los porque eles estão repletos de expectativas das quais não damos conta.

Não estou dizendo para que não tenha planos. Aliás, o que seria da vida, da nossa existência, sem os planos? Estaríamos estagnados. Paralisados. Sempre no mesmo lugar. Então os planos nos impulsionam ao futuro, eles nos levam adiante, é por eles que a vida acontece e prossegue. Faça planos, mas não crie expectativas.

Entendo as expectativas como ansiedades. Ficamos bitolados com aquilo. Como vai ser? O que vai acontecer? Quando vou ter? E como será depois? Perguntas que nos levam apenas ao depois, ao amanhã, e nos leva para longe do agora, do hoje que é o que realmente importa. Não realizaremos nossos planos se estivermos presos ao futuro. E acabaremos frustrados quando o futuro chegar e nada acontecer. Nossos planos acontecem no presente. Ainda que eles não sejam concluídos no presente. Mas o que você está efetivamente fazendo agora por eles? Não me refiro a uma mudança brusca na carreira, à abertura do seu negócio, ao casamento que há meses você vem planejando. Estamos vivendo uma situação de incertezas no nosso país, então não o culpo por não estar pensando em grandes conquistas ou mudanças na vida. Mas quais são os planos que você fez para você mesmo? O que você pode fazer agora que vai ajudar com que se torne em quem quer ser? Mas esse é um desejo realista ou uma expectativa inalcançável? Quem você quer se tornar é a sua verdade ou uma ideia inteiramente distorcida? E, repito, você tem aproveitado o hoje para se tornar essa pessoa?

Então entre no próximo ano sem tantas expectativas. Talvez ele não seja um ano excepcional, talvez ele possa surpreender a todos nós nos libertando de uma vez do grande mal que temos enfrentado nos últimos dois anos, de qualquer forma esteja disponível a ele como ele vier. Quando imaginamos demais e as coisas não acontecem exatamente como gostaríamos, sofremos amargamente. Muitos, lá em 2019, sonharam sonhos exorbitantes sem levar em consideração a fragilidade da vida. Alguns destes sonhos puderam ser adiados, ainda vivem e aguardam pelo momento oportuno, mas muitos desses sonhos tiveram que ser simplesmente interrompidos ou esquecidos: quem os realizaria já não está aqui. É melhor acordar e pensar: “o que poso fazer hoje?”, ao invés de cometer o erro do: “como será amanhã?”.

Planeje. Tenha esperança de um amanhã melhor. Sonhe com aquele dia tão maravilhoso que encherá o seu coração de alegrias. Mas acima de tudo, esteja presente no primeiro de janeiro, esteja presente no 30 de março, esteja conectado com cada “hoje” da sua vida. Quando o novo ano começar as coisas continuarão na mesma, mas então ele irá continuar, semana após semana, mês após mês, viva cada um desses momentos por vez. Faça um pouquinho todos os dias daquilo que você quer em um amanhã que se aproxima. Não deixe tudo para a última hora. Não comece a academia faltando uma semana para o verão. Não estude para a prova faltando uma hora para a sua aplicação. Não viva o futuro quando ele já for passado. Que em 2022 você esteja sempre no aqui e no agora, enquanto o momento presente durar.

Tenhamos todos um feliz 2022!

(Texto de @Amilton.Jnior)