Lidar com frustrações

Quero convidá-lo para um momento de reflexão apenas seu. Ninguém precisará ouvir suas respostas, apenas você, então seja honesto, pare e pense: você consegue lidar bem com as frustrações?

Em primeiro lugar, de acordo com o dicionário, dentre as tantas definições descritas, uma delas diz respeito ao indivíduo que não se realizou. A partir daqui, podemos entender a frustração como uma incompletude, uma falta de realização, uma falha na hora de concretizar algum objetivo. O fato é que, independe de definições, não gostamos dessa palavra, do que ela representa, do assombro que desperta em nós. Aliás, estar frustrado é por si só um assombro: a vida parece ter perdido o sentido e a razão de ser a partir do momento que percebemos que as coisas não saíram como esperávamos.

Em outros momentos, por termos sido mimados em algum grau e sentido, consideramos que o mundo orbita ao nosso redor e que portanto todos os astros, planetas e sistemas, devem nos servir, atender aos nossos desígnios, atentar-se aos nossos caprichos. Não sabemos ouvir não. E não é só aquele não da mãe, do chefe, da namorada. É o não da vida. Porque em muitos momentos ela vai nos dizer não, ela vai nos mostrar que o mundo não foi feito por nossa causa e que, portanto, nada deve a nós. Entendeu o que eu disse? Estamos aqui por acaso, muito antes de nós o mundo já era mundo, o que ele tem de dívida para conosco para que nos consideremos especiais o bastante para que todos os seus recursos nos sirvam e façam enriquecer? O problema piora quando levamos isso às pessoas.

Exigimos que elas nos atendam e satisfaçam. Esperneamos quando alguém não concorda com a nossa ideia, somos infantis quando nos vemos em posição de contradições porque nossos pensamentos não convergem ao mesmo ponto. Além de pensarmos que o sol e a lua deveriam iluminar apenas o nosso caminho, julgamos que as pessoas deveriam nos pegar no colo para que nossas pernas não se cansassem. Somos egoístas. Talvez tenhamos sido criados assim. Talvez os nossos pais tenham recebido esse aprendizado. Porque enquanto crianças, uma vez contrariados, bastava que abríssemos a boca em um choro agudo e irritante para que alguém, vencido pela nossa birra, entregasse em nossas mãos o que queríamos. E assim crescemos. Achando que tudo podemos. Incapazes de nos frustrar.

Mas a frustração pode servir de inspiração. Aquele é frustrado em um caminho, que ouve não em uma escolha, agora pode analisar suas opções e encontrar outras possibilidades. Aquele que sabe lidar com os nãos da vida, compreende que nem tudo poderá alcançar, e que talvez nem tudo precise alcançar. Compreende também que não é o único no mundo cheio de expectativas e sonhos, que há tantos outros na sua mesma condição, e que alguns sonhos serão realizados, enquanto outros nunca sairão desse plano, e está tudo bem. Está tudo bem porque quem sabe lidar com as frustrações sabe viver com a realidade, não fica preso a um mundo de ideias e suposições, não fica preso à incerteza do que poderia ser, ele sabe o que é, vê o que tem e a partir do que possui vai viver a sua vida aberto às surpresas que a vida oferecerá nos mais inesperados momentos!

Saber lidar com as frustrações é saber que não somos tão especiais quanto pensamos e isso pode ser libertador porque entenderemos que a vida é de nossa completa e inteira responsabilidade.

(Texto de @Amilton.Jnior)