Aquilo que temos

Gratidão. Gratidão é muito mais do que apenas dizer obrigado. Vai muito além do que se prostrar diante de uma divindade na qual se acredita e agradecer através de palavras ou cumprimento de promessas. Gratidão é um sentimento. E como todo sentimento ela é sentida por dentro, ela vem de dentro, e aquilo que é de dentro não pode ser fingido ou manipulado, aquilo que vem de dentro deve ser verdadeiro e genuíno, caso contrário não tem efeito, cai em descrédito, uma hora deixa de fazer sentido.

Digo isso porque muitos repetem “gratidão” como se fosse um mantra, mas não são verdadeiramente gratos. Podem até ser considerados como ingratos. Porque a gratidão envolve valorizar aquilo que se possui. Será que valorizamos o que a vida nos deu? Dizemos ser gratos por nossos familiares e amigos, mas concedemos a eles a atenção e o cuidado que merecem? Dizemos ser gratos pelas nossas propriedades, mas estamos sempre querendo mais, almejando outra coisa, deixando claro que nunca estamos satisfeitos. Gratidão pressupõe satisfação. Mas nunca nos sentimos realizados com aquilo que possuímos.

Como disse Arthur Schopenhauer: “Raramente pensamos no que temos, mas sempre no que nos falta”. Já olhou para a sua vida e percebeu as coisas que lhe foram proporcionadas? Já reconheceu o valor e a preciosidade delas em sua vida? Muitos talvez desejassem amargamente por aquilo que você despreza, seriam capazes de entregar a própria vida em nome do que você tem entre os dedos, mas não é grato por isso. O do outro sempre parece melhor. O da vitrine parece ter mais brilho. Parece. Até quando vamos nos basear em aparências? Até quando vamos ignorar a essência da vida? Talvez o que você tenha não seja o mais belo, não seja o mais cobiçado, não seja o mais caro. Aparentemente pode não ser. Que tal entrar em contato com o conteúdo? Que tal apreciar as coisas que estão à sua disposição? Diria o budismo que a causa do nosso sofrimento está no sempre desejar. Pare um pouco de desejar pelo outro, pelas outras coisas. Agradeça pelo presente e pelas suas ofertas. Entre em contato com a realidade na qual está. Não olhe apenas para o horizonte de esperanças, talvez no presente esteja sua maior riqueza, mas por descuido você pode perdê-la.

(Texto de @Amilton.Jnior)