ALINHANDO AS EXPECTATIVAS - Série Bem Aventurados
ALINHANDO AS EXPECTATIVAS - Série Bem Aventurados
Introdução:
* Hoje iniciamos a série de mensagens: Bem Aventuranças, e o termo original traduzido com ‘bem aventurados’ significa: estar plenamente satisfeito. A bem-aventurança é fruto do nosso caminhar com Deus.
* Nos dias de hoje, as pessoas relacionam muitos fatores à felicidade: saúde, beleza, sucesso, paixão, riquezas. Tudo isso pode trazer uma sensação de felicidade, porém passageira e corruptível.
* Jesus ensina a verdadeira receita da felicidade, que é abundante e real. A expressão bem aventurados, repetida neste trecho de Mateus 5.1-12 nove vezes, quer dizer o mesmo que “feliz”.
JESUS ESTÁ ALINHANDO AS EXPECTATIVAS:
“Não se moldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Rm. 12.2).
Para iniciarmos falaremos sobre a importância de alinharmos as expectativas, creio que este seja um grande problema nos dias atuais. Pois, muitos se encontram frustrados com promessas que o Evangelho de Jesus nunca prometeu.
Alinhar as expectativas é entender o que significa ser feliz para Jesus. Lembrando que os filhos de Deus são livres, portanto a nossa felicidade não poderia nos fazer escravos e/ou dependentes de coisas materiais, circunstancias, passageiras, etc.
As expectativas de ser feliz, segundo o Reino de Deus, são muito superiores e melhores do que a oferecida pela mundo. A felicidade proposta pelo mundo, é correr atrás do vento, gerando frustrações.
Alinhar as expectativas é aprender a ver o mundo com os olhos de Deus, e assim valorizar e buscar um coração segundo a Vontade de Deus:
1. Humilde;
2. Quebrantado (chora);
3. Manso;
4. Tem fome e sede de fazer a Vontade de Deus;
5. Misericordioso;
6. Limpo;
7. Pacifico;
8. Sofre por amor a Cristo;
JESUS ESTÁ NO REVELANDO AONDE ELE DESEJA QUE NÓS CHEGUEMOS
“Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. (Fp. 3.14).
Nestes versículos, Jesus deixa claro para os discípulos aonde eles deveriam chegar, ELE revela o alvo a ser alcançado para experimentarmos a verdadeira felicidade.
Jesus nos ensina a verdadeira vida, o Caminho que todo seu discípulo deve percorrer.
O Senhor Jesus estava preparando os apóstolos e futuramente a igreja primitiva os desafios que eles enfrentariam nos anos vindouros. E estes ensinamentos são importantes para os nosso desafios atuais.
FRUTOS DA BEM AVENTURANÇA
“Não me escolheste vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em Meu Nome pedirdes ao Pai, Ele vo-lo conceda (João 15.16).
Para cada bem aventurança Jesus descreve o fruto que ela gera:
1. Reino dos céus é deles;
2. Consolados por Deus;
3. Herdarão a terra (Receberão/Viverão promessas de Deus);
4. Serão satisfeitos/fartos;
5. Alcançarão misericórdia (Deus as tratará com misericórdia);
6. Verão a Deus;
7. Chamados/reconhecidos como filhos de Deus;
8. Reino dos céus é delas/ Grande galardão nos céus;
Conclusão:
O Senhor Jesus vai dizer: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt. 5.16). Brilhamos, fazemos a diferença e tornamos o Evangelho, o Reino dos céus atrativos quando temos um coração segundo Deus, um coração bem aventurado, e espalhamos a verdadeira felicidade aonde estamos.
Vamos juntos espalhar e viver essa verdadeira alegria?