Imposições

Nem toda mulher quer casar.

Nem toda mulher quer ser mãe.

Nem toda mulher quer ser submissa ao marido.

Nem toda mulher quer ficar em casa cuidando de tudo sozinha.

Nem toda mulher quer ficar presa em um casamento fracassado.

Nenhuma mulher deveria ter medo de denunciar a violência que sofreu, mas são inúmeros os contextos nos quais as vítimas estão inseridas. E também são vários os tipos de violência: Física, psicológica, moral, sexual, patrimonial...

Recentemente assisti a uma série da Netflix chamada "Maid" e refleti sobre como a vida de uma mulher pode ser difícil. Nela, Alex sai de casa no meio da noite com a filha, sem nem dar satisfação ao marido. No começo a gente fica sem entender suas motivações e pode até pensar que é loucura. Depois tudo é explicado. Ela é casada com um álcoolatra que quebra as coisas em casa, fica agressivo, controla o dinheiro dela... Todos em volta dela tentam convencê-la de que ele vai mudar, isso e aquilo. O argumento: "Ah mas ele nunca te bateu". Não é só violência física que machuca uma pessoa. Tudo fica marcado na alma.

Felizmente, Alex conseguiu sair desse ciclo, após muitas lutas e sacrifícios. Ela conseguiu fazer a universidade que queria, conseguiu a guarda da filha, o marido foi buscar ajuda em um centro de reabilitação. A gente consegue sentir a dor dela. A cada episódio eu sentia vontade de chorar, não queria que aquilo tudo acontecesse comigo. Imaginar que mulheres passam por essa situação doeu demais em mim. Pessoas que não tem nenhum apoio externo, que estão sozinhas em sua caminhada. Queria ajudar cada uma delas... Enfim, não deixe que as imposições da sociedade determinem quem você é. Você pode e deve fazer suas próprias escolhas, mesmo que pareça difícil. Viva e aproveite da melhor forma possível.

Flor da Tarde
Enviado por Flor da Tarde em 30/11/2021
Código do texto: T7397241
Classificação de conteúdo: seguro