GRATIDÃO

GRATIDÃO

O vocábulo gratidão, por etimologia, procede do latim gratus, que pode significar agradecido ou grato. Também deriva de outra palavra latina gratia, no sentido de graça. Logo, é uma palavra mágica que externa duas dádivas humanas: estar grato e sentir-se sido agraciado.

Gratidão é um sentimento ou emoção que consiste em admitir ou aceitar que uma pessoa fez algo muito útil ou importante a outra.

Quem sente a gratidão é o beneficiário da ação benigna, de autoria de um ser benevolente e a quem se diz grato ou obrigado pela graça.

Diz-se que a gratidão é uma condolência tão bela, grandiosa e nobre que, quando a pessoa a sente, ela transluz o seu corpo inteiro e o blinda com uma força magnética tão poderosa e luzente capaz de contagiar, clarear e melhorar a corrente de energia com quem se convive.

Ao contrário, diz-se que ser ingrato é padecer no paraíso, é não reconhecer a bênção noutra pessoa, é sofrer do mal da ausência de ternura no coração. Mesmo quando alguém lhe for ingrato, nunca deixe que de nutrir boas vibrações e sentimentos por essa pessoa, porque como escreveu “Shakespeare”, “guardar ressentimento é como beber veneno e esperar que a outra pessoa morra”.

Outra verdade, no momento em que se é grato, o universo também irradia-se de graça, o outro ilumina-se e a divindade concede bônus de luz e de energia do bem ao ser capaz de ser grato.

Por isso, se diz que o ser que transborda de gratidão, além ser emocionalmente evoluído, possui uma alma adiantada e capaz de iluminar uma cidade inteira.

No meu singelo universo, eu leciono a gratidão, inteira e universal a todas as pessoas, a todos os elementos, a todas as entidades e a todos os seres que o habitam.

Eu sou grato ao sol por trazer luz e calor ao dia, aquecendo e confortando quem sofre de frio na alma e aclarando quem vive na escuridão.

Eu sou grato à noite por permitir o descanso, a visão de um céu estrelado, por dar a oportunidade da lua fazer o seu espetáculo de encanto aos olhos humanos.

Eu sou grato a todas as mulheres que passaram pela minha vida, por terem deixado bênçãos e algo bom, por terem me abastecido a minha manancial de energia e por ter me presenteado com o dom de amá-las. Grato também àquelas que me amaram e não fui capaz de retribuir essa bênção. Grato mais ainda as que foram sinceras e generosas em não darem a oportunidade de conhecê-las.

Eu sou grato aos meus amigos que, durante tantos anos de convivência, suportaram o meu jeito de ser e, o mais importante, conseguiram despertar um afeto especial e imprescindível para a minha vida.

Eu sou grato até mesmo às pessoas que me causaram algum malefício, muitas vezes até sem intenção, vocês foram professores mundanos que, além de me ratificarem que o universo é uma harmonia de contrários, também me enriqueceram e me impulsionaram a ser mais forte, sólido e firme mental e espiritualmente.

Eu sou grato à minha família, a célula mater, por me colocar no lugar certo, apenas mero ser humano, onde aprendi ser humilde, honesto e generoso, o maior legado que um filho pode receber dos pais.

Eu sou grato aos meus filhos, Vítor e Fernanda, por existirem e me fazerem enxergar a divindade em pessoas humanas, e me fazerem sentir um amor tão grande que será capaz de transpor as dimensões físico-espirituais e os amarei eterna e infindamente, noutros mundos, noutras vidas, noutras dimensões.

Eu sou grato aos quatro elementos naturais “fogo, terra, água e ar” por manterem a minha fagulha de vida neste planeta, por me lembrarem da minha pequenez, da minha fragilidade, da minha efemeridade e da dependência em relação a eles.

Eu sou grato a mim mesmo, me orgulho disso, sem vaidade, sem ser esnobe e sem ser arrogante, gratidão à pessoa simples que me tornei, mesmo depois de ter galgado muitos degraus na escala humana (material e imaterial), por ter compreendido que a coisa mais importante de todo o universo é vibrar na fé, vibrar na luz, vibrar no amor, vibrar na humildade, vibrar na generosidade e vibrar na caridade.

Eu sou grato a todas as forças da natureza, as materiais, as imateriais, as espirituais e à natureza fantástica deste planeta Terra, a quem entonarei a palavra gratidão infindavelmente ..., por fartarem o universo de luz, ar, calor, alimento, felicidade, amor, paz, beleza, pessoas e fartura.

Hoje, com meu pedido de desculpa extemporâneo, quero fazer uma homenagem, emotiva e reconhecidamente, em forma de uma entonação de GRATIDÃO COLETIVA, a todas as pessoas que mereceram e nunca tive a grandeza e a chance de pronunciar essa palavra linda, forte, poderosa, curadora, maravilhosa e vital, GRATIDÃO, GRATIDÃO, GRATIDÃO...

(Anailson, Novembro, Uberlândia).