Da Ingênua Burrice para a Sábia Ignorância.

 

O mundo... De uma perspectiva universal, uma grande sala de aula, onde a professora (Vida), incansavelmente, tenta nos letrar, com suas normas, exemplos e, com certeza, dores.

 

Nesta infindável aula, sem direito a fazer recuperação de nossos atos, mas com a chance de não repetir erros tão primários; dar-nos a opção de passar adiante, para a próxima prova.

 

A vida pede sempre um ditado de palavras, a fim de certificar-se, que de fato, entendemos o B.A.BA. de cada matéria, seja família, meio social ou profissional.

Aqueles alunos que não fizerem direito, terão que refazer, inúmeras vezes, para aprenderem ou ficarão sempre atrás dos demais.

 

Sem sabermos de fato qual a fórmula exata de se viver, criamos nossas próprias fórmulas. Com elas damos diretrizes, seguidos de receitas. Muitas vezes com medidas demais ou sem os ingredientes primordiais, temos, por necessidade ou só pelo prazer de suprimir o sonho ou a conquista do outro, fazermos um balanço de tudo que temos. Colocamos uma faixa, para não dizer um outdoor, firmando o contexto irrelevante que são nossos ganhos.

 

Mas..

 

É no intelecto que tentamos mostrar que somos ignorantemente sábios, numa proporção infinita dessa matéria ignorância, de nos julgar-mos detentores de/das verdades e dos conhecimentos mundiais, não percebendo que até no quesito circunferência do seu lar, trabalho e lazer, mediocrimente são limitadas sem nenhuma informação útil. Provendo como ditador, impondo o seu vasto conhecimento aos alunos novos que respiram inocentemente o dom da existência de forma arbitrária, o certo e o errado, sem medir o real valor da escola mundo.

 

A vida nos assiste ler de forma autoral essas páginas. Como resumo, atentamente, ela vê, abstrai e formula as provas que, em deveras situações, fazem com que sejamos desmascarados, no intuito de mostrar o quão ingênuo persistimos; tal qual somos burros em acharmos que enganamos a terceiros, como se só a nós pertencesse o saber.

 

Essa escola, com tantas salas de aula, repleta de matérias, com tantas pessoas a nos ensinar, cada uma com seu aprendizado, por onde podemos aprender, avaliar, ter como base para passar o ano com mérito; cujo poder e conhecimentos sobre a fórmula da vida é:

Conheça as matérias.

Estude com atenção.

Faça uma prova por vez.

 

"Observe mais, fale menos e haja com bom senso."

 

Na escola do mundo, a vida nos ensina com sabedoria a existir...

 

Texto: Da Ingénua Burrice para a Sabia Ignorância.

Autor: Osvaldo Rocha

Data: 13/09/2021

Osvaldo Rocha Jr
Enviado por Osvaldo Rocha Jr em 15/11/2021
Código do texto: T7386279
Classificação de conteúdo: seguro