Aforismos (11): sobre a República

O Diabo não é mal:

Não é louco nem tirano –

É apenas liberal

(com viés republicano).

Ele prega a tolerância,

igualdade e carnaval!

E só queria alternância

na Monarquia Universal...

------------------------------

Oráculo de Antônio Conselheiro! Há uma cabeça de burro debaixo do Catete!

O misterioso azar que persegue as constituições brasileiras republicanas comprova a maldição fatal que recai sobre os crimes cometidos contra o quarto mandamento: pois quem desonra pai e mãe não tem vida longa.

A origem do complexo de vira-lata alojado no subconsciente da nação brasileira é a traição da República (as derrotas para o Uruguai em 1951 e a Alemanha em 2014 apenas fustigaram o trauma recalcado).

Os efeitos psicológicos e históricos do 7 a 1 ainda não foram bem estudados.

A Primeira República foi o primeiro ato de imitação servil e deslumbrada dos norte-americanos pelos brasileiros, iniciando-se assim o longo processo de aviltamento de nossa dignidade histórica.

O Golpe de 1889 é causa: os outros seis golpes republicanos são meras consequências...

A história da República brasileira pode ser descrita como uma sucessão de golpes de Estado intercalados por regimes autoritários e democracias corruptas.

O direito existe para coibir abusos públicos ou privados; mas a República vulgarizou o conceito, com o resultado degradante de excluir as ideias sublimes de Caridade e a Gratidão do vocabulário político.

A República destruiu a opulência dos aristocratas para dar asas a um tirano mil vezes pior: a massa ignara e cruel.

Os aduladores da massa são os mestres da República.

J C B Camerini
Enviado por J C B Camerini em 14/11/2021
Reeditado em 14/11/2021
Código do texto: T7385657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.