Crença religiosa ou mentira patológica?

Na mentira patológica, o indivíduo conta mentiras para si e para os outros e acredita nelas como se fossem verdades, perdendo a capacidade de discerni-las. Ele pode dizer que está namorando uma atriz famosa ou que ganhou na loteria ou qualquer outra coisa do tipo, contanto que seja inverídica e que ele realmente acredite.

Pois, com a crença religiosa, algo parecido acontece, porque se passa a acreditar na existência de deus, não apenas como possibilidade, diga-se, bastante remota, mas, também como um fato consumado, como uma realidade que podemos tocar ou reconhecer. Diga-se, uma mentira muito provável que é adotada e defendida com fanatismo, como se fosse uma verdade absoluta e o convertido ainda querendo forçar aos outros o seu delírio pessoal. Além disso, outras mentiras, em forma de preconceitos, também são contadas pela maioria das religiões, aumentando a similaridade delas com esse transtorno, de se ser algo mais generalizado do que específico.

Outra característica em comum é que mentem para si mesmos para se sentirem reconfortados, do que enfrentarem a realidade.

Então, volto à pergunta do título: será que acreditar em deus e em tudo que vem junto, incluindo outras afirmações extraordinárias sem qualquer rastro de evidências extraordinárias, é uma forma de mentira patológica??

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 14/11/2021
Reeditado em 08/01/2023
Código do texto: T7385494
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.