As ilusões vendidas nos templos evangélicos

Muitos são os motivos que levaram ex-evangélicos a se desiludirem e abandonarem os templos, e entre eles podemos citar as ilusões e promessas propagadas pelos pastores. As promessas são muitas e com certeza ninguém que seja ou já tenha sido evangélico desconhece frases e sentenças do tipo: “Deus vai lhe dar a vitória”; “Vai chegar o dia da recompensa”; “Tudo que o irmão está passando é uma provação, é Deus testando sua fé, mas a recompensa será maior do que todo o infortúnio” e “Deus há de restituir tudo”.

Além de ouvirmos isso nas igrejas, tanto através dos sermões dos pastores quanto testemunhos de pessoas que afirmam que Jesus restaurou suas vidas, também há os programas de rádios ou televisivos em que pessoas dizem como se curaram de doenças, conseguiram empregos, tiveram os seus casamentos e famílias restaurados e largaram vícios graças às supostas bênçãos divinas. Um programa que passava aos sábados na Record, da Igreja Universal do Reino de Deus, era pródigo em mostrar pessoas que simplesmente estavam na pior e que, após se converterem e “aceitarem Jesus”, só viam as coisas melhorarem em suas vidas. Não eram poucas as que diziam que Jesus tinha restaurado seus casamentos e lhes dado empregos melhores ou feito com que tivessem conseguido prosperar nos negócios.

Tudo isso é muito bonito e não há a menor dúvida de que seduz as pessoas que procuram os templos evangélicos, visto que não são poucos os que vão a tais igrejas porque estão enfrentando sérios problemas de depressão, vícios, desagregação familiar e muitos outros que poderíamos citar. E é inegável que ouvir “Jesus vai restaurar a sua vida” é altamente consolador para alguém que está enfrentando tribulações. Acontece que muitas são as pessoas que se decepcionam, principalmente porque não veem nenhuma mudança substancial em suas vidas. Um número expressivo de ex-evangélicos os que diz que esperou por bênçãos cerca de vinte ou trinta anos e não viu nada melhorar. Alguns até afirmam que suas vidas pioraram muito. E a situação se torna pior quando pensamos em depoimentos de ex-fiéis que dizem que deram dízimos e perderam dinheiro e bens acreditando que “Deus daria em dobro”.

Não falta quem dê desculpas bastante esfarrapadas e superficiais quando alguém se queixa de que tem orado e não sente que está sendo atendido. É bastante certo que várias pessoas tenham ouvido afirmações como: “Tudo é no tempo de Deus”; “Pode ser que o que você queira não esteja de acordo com os planos dEle” ou “Para as pessoas de Deus as coisas são mais difíceis, mas grande é a recompensa para quem tem fé.”

Vamos ser francos. Essa desculpa de que tudo é no tempo de Deus e precisamos ter fé para conseguir algo é totalmente sem fundamento e podemos comprovar isso se compararmos a situação do Brasil com a de um país como a Suécia. Aqui, vemos pessoas com doutorado sem conseguir emprego como auxiliar de limpeza e, na Suécia, qualquer um que tenha o que possamos chamar de ensino médio consegue um emprego se for atrás, sem precisar esperar tanto tempo como vemos acontecer aqui, em que pessoas estão há mais de um ou dois anos na lista dos desempregados, mesmo sendo qualificadas. A realidade mostra de forma clara que, em países com boa estrutura social, crer ou não em Deus não faz a menor diferença para se conseguir um emprego ou ter sucesso nos negócios.

Muitos ex-evangélicos afirmam que, durante os anos em que frequentaram a igreja, viam uma discrepância enorme entre as vidas dos fiéis e as promessas feitas pelos pastores e os testemunhos dados por pessoas que afirmavam que “Jesus mudara suas vidas da água para o vinho”. Uma mulher disse que sua vida na verdade retrocedeu, porque passou um tempo precioso esperando que os milagres prometidos acontecessem e só viu sua vida mudar quando ela própria fez algo a respeito.

Também podemos fazer mil questionamentos quando olhamos para a vida desses pastores que falam que Deus fará milagres em nossas vidas. Eles ganham fortunas cobrando dízimos dos fiéis – que são feitos de trouxas – vivem cercados de luxos, vão ao médico quando adoecem e enganam os pobres inocentes com objetos ungidos. Aliás, se eles acreditam tanto no poder da oração, por que procuram um médico ou vão a um hospital caríssimo quando adoecem? Deus não cura tudo se pedirmos com fé? Como bem afirma o ex-religioso Rivanildo Menezes, o Deus que curava cegos hoje não cura ninguém de uma simples catarata. Vejamos o caso do pastor R.R Soares que anunciou uma água milagrosa que curaria pessoas da covid e depois foi internado por causa da doença. Vale mencionar Edir Macedo, que tomou as doses da vacina enquanto dizia que bastava a oração para se curar. Não podemos esquecer do pastor Valdemiro Santiago, que anunciou um feijão milagroso que curaria pessoas da doença.

Acrescentemos também que esses pastores, que vivem dizendo que a oração cura tudo e nos protege de qualquer mal e que bastar orar para resolvermos nossos problemas não deixam de andar com seguranças fortemente armados – como Silas Malafaia – e chegaram a fazer campanhas para que os fiéis – que não estavam frequentando as igrejas por causa da covid- não deixassem de dar o dízimo. Qualquer pessoa que se dispuser a raciocinar verá o quanto esses pastores, que vivem anunciando que “Deus fará milagres” nas nossas vidas, não são capazes de abrir mão de bens materiais e dão valor ao dinheiro que cobram de forma tão descarada dos fiéis que vão aos templos esperando que aconteçam milagres em suas vidas.

Ainda dá para fazer mais perguntas ao vermos como, na “casa do Senhor”, sempre aparecem pessoas supostamente possuídas, que estariam sendo importunadas pelo Inimigo. E o nome do Inimigo é mencionado nos cultos à exaustão. Os pastores adoram dizer que “o Inimigo se levanta mas tem que cair” e que “Jesus quebrará as correntes da maldição”. Alguns desigrejados, ateus ou agnósticos que já frequentaram igrejas e templos evangélicos dizem que ficavam cansados de ir aos cultos porque praticamente só se falava no diabo e era muita gente que pulava e berrava por estar “endemoninhada”.

E nunca vemos esses pastores irem aos hospitais curar ninguém. Eles só curam aleijados e doentes durante esses cultos. Vários ex-religiosos que foram membros ativos das igrejas, obreiros e até pastores dizem que muita gente é paga para se fingir de endemoninhada ou doente.

O que podemos concluir de tudo isso? Que essas igrejas evangélicas são belos lugares onde se pregam mentiras que têm prejudicado a vida de diversas pessoas. Muitas foram as que perderam anos de suas vidas esperando que se cumprissem supostas promessas ou que morreram sem ver nada da tão propalada graça Divina se manifestar.