A vida real

Há poucos dias me deparei com uma frase que me fez refletir bastante. Ela é de Marcel Camargo e diz o seguinte: “a vida real ocorre quando ninguém está olhando”. Pense um pouco sobre isso. Na sua compreensão, o que será que o autor quis dizer? Qual é o seu entendimento diante desse pensamento? Para mim muitas coisas poderiam ser concluídas a partir de uma frase tão objetiva, direta, de poucas palavras, mas de significado poderoso o bastante para nos fazer ampliar a nossa visão sobre o mundo e a existência.

O fato é que muitos de nós estão preocupados em serem assistidos. Dê um pequeno passeio pelos perfis no Instagram e você verá infinitas fotos de gente feliz, realizada, ostentando beleza, promovendo frases de efeito, fazendo com que o resto do mundo acredite que suas vidas são perfeitas, um verdadeiro sonho para nós, pobres mortais. Mas aquelas exibições de felicidade, aquelas demonstrações de amor pela humanidade, aquelas frases de superação que buscam trazer encorajamento para aqueles que precisam batalhar todos os dias para sobreviver, servem apenas como veículos de engajamento na busca por comentários, curtidas, repercussões para que os nomes fiquem na mídia, estourem e os rostos fiquem estampados em blogs de notícias. Não estou dizendo que todos na internet são falsos, pintam uma vida que não existe, estou dizendo que muitos de nós criaram um personagem para ser assistido, um personagem que, ao desligar das câmeras, também se vai e resta um ser humano como qualquer outro: fragilizado pelas dificuldades, temeroso pelos obstáculos, machucado pelas decepções às quais todos estamos vulneráveis.

Só que a vida de verdade não é aquela que é apresentada em perfis midiáticos, em programas televisivos ou em superproduções cinematográficas. A vida de verdade é aquela que acontece quando ninguém está assistindo. Quando ninguém pode apontar para os seus gestos e aplaudi-los por tê-los achado lindos ou condená-lo por tê-los considerado como repugnantes. Sua vida não é aquela que as pessoas disseram ou pensam que é. Não se deixe valer pelas opiniões dos outros. Não se deixe definir pelos comentários que fazem a seu respeito. O que eles realmente sabem sobre você? Qual é a chance de estarem verdadeiramente certos quanto ao que você é capaz?

Nem viva buscando por admiradores. E quando digo isso é no sentido mais amplo possível, porque muitos fazem de suas vidas verdadeiros espetáculos. Estão em relacionamentos, mas não amam, fingem o amor porque querem comentários. Exercem a caridade, mas não são caridosos, fingem a caridade porque querem ser tidos como filantropos. Mas o amor de verdade e a caridade verdadeira, bem como tantos outros aspectos reais das nossas histórias, são aqueles que acontecem quando nem mesmo o alvo do nosso amor ou da nossa caridade podem perceber ou retribuir o que estamos lhes ofertando. Com isso quero dizer que as coisas reais acontecem quando encontramos sentido em fazê-las, pouco importando se há alguém por perto, fazemos porque é o que nos faz sentir bem. Então não se esqueça de que “a vida real ocorre quando ninguém está olhando”.

(Texto de @Amilton.Jnior)