Terreno livre

Ultimamente, no Recanto das Letras, tem havido gente religiosa que reclama das publicações feitas por autores ateus e agnósticos, reclamando que eles atacam as religiões, não entendem quem é Deus e até são inimigos da fé. Os autores religiosos inclusive fazem publicações que, supostamente, pretendem provar de forma irrefutável que Deus existe e que se deve orar pelos “irmãos” ateus para que eles acordem para a verdade inegável que seria a existência de Deus.

Acontece que esses autores – seja qual for a fé que professam – devem entender que o Recanto das Letras, como a Internet, é um terreno livre onde todos têm direito de dizer o que acreditam ou desacreditam. Da mesma forma que um católico é livre para escrever textos exaltando sua fé e dizer que as aparições de Nossa Senhora são verdades incontestáveis, um ateu, cético ou agnóstico tem todo o direito de escrever dizendo por que duvida ou não acredita na existência de divindades. E, sendo o Recanto um lugar onde todos têm o direito de expressar aquilo em que acreditam ou não, quem é da umbanda ou candomblé pode muito bem escrever sobre seus orixás. Precisamos respeitar a liberdade e o direito que todos têm: falar livremente sobre aquilo que pensam e/ou sentem.

Somos – pelo menos na teoria – um Estado laico e deveríamos respeitar as crenças ou descrenças de cada pessoa, afinal, o valor individual de cada um não é determinado por aquilo em que acredita. Se assim fosse, não veríamos ateus altamente humanistas ou religiosos cometendo atrocidades. Pode-se tentar refutar tal afirmação dizendo-se que enquanto há organizações religiosas ajudando pessoas em necessidade, ninguém ouve falar de organizações ateístas ajudando pessoas em situação de risco, por exemplo, mas quem fala isto esquece que as religiões – sejam quais forem- são bastante organizadas ao passo que o ateísmo não é religião, não tem dogmas e os ateus não têm uma organização sistematizada. Muitos, aliás, não admitem seu ateísmo ou agnosticismo por medo de represálias, pois, embora na teoria sejamos um Estado laico, existe um forte preconceito contra quem não crê ou duvida que existam divindades.

Então, para provar que há ateus que se dedicam a ajudar pessoas podemos falar sobre Bill Gates e Angelina Jolie, que são ateus assumidos e se dedicam a ajudar pessoas pobres na África. Não se pretende, ao fazer tal afirmação, dizer que os ateus são melhores que os que têm religião, apenas fazer o leitor entender que temos de deixar definitivamente de associar crença ao caráter.

Precisamos deixar de lado o tolo preconceito contra ateus e agnósticos para que as pessoas vivam melhor e em paz.