Ser responsável

Você pode ter passado por dores amargas em sua vida, dores que eu não posso nem imaginar. E essas dores podem ter sido causadas por outras pessoas, o que, claro, não o culpa pelas lágrimas que você derramou, pelas noites nas quais agonizou, pelos dias que viveu sem saber qual rumo tomar, dominado por tantas incertezas, afogado em tantas desilusões. Porém, permanecer na dor pode ser uma escolha e aí a responsabilidade é toda sua.

Não estou dizendo que seja fácil se libertar da dor. É claro que não é. Muitos menos quando ela veio de lugares que menos consideravam como perigosos, ameaçadores, traiçoeiros. Mas ficar se lamentando vai mudar o quê? Ficar procurando por culpados vai amenizar o seu sofrimento? Vai fazer com que os seus dias voltem ao passado para que, então, você tenha a chance de se desviar dos caminhos que o levaram à decepção? Mas seria inútil. Ao desviar daqueles caminhos você entraria em outros, outros potencialmente decepcionantes e amargos. Porque a vida é assim. Estamos a todo instante vulneráveis a diferentes formas de decepção, de frustração, a diferentes motivos para que fiquemos tristes e desconsolados. Mas essa mesma vida também nos oferece uma infinidade de alegrias, conquistas e recomeços. A responsabilidade por vivê-los é inteiramente sua!

O passado pode ter sido difícil. Para muitos de nós ele foi impiedoso. Mas também aconteceram boas coisas. Também tivemos bons momentos. Ele não pode ter sido completamente destruidor, caso contrário não estaríamos mais aqui, não teríamos resistido a uma guerra constante. Então momentos de paz puderam ter sido desfrutados. Será que esses momentos não podem se repetir? Será que você não é capaz de fazê-los acontecer outra vez? Não se conforme em lamentações, em lágrimas, em reclamações. Vá atrás da sua felicidade. Vá atrás das suas conquistas. Vá atrás dos novos capítulos que estão aí, disponíveis para serem vividos da maneira mais sábia possível!

(Texto de @Amilton.Jnior)