ATALHOS

Atualmente, usamos muito "atalhos", por que a informática pede e preconiza a execução de tarefas em tempo hábil, quase que na velocidade da luz! Então, lançamos mão de atalhos na tela do celular, do PC e os demais dispositivos, para "aproveitar" melhor o tempo ou "gasta-lo" menos?! Sabemos que um atalho é um caminho mais curto do que o normal, e pegando esse significado fico a matutar, que há pessoas de "atalhos" outras "peregrinas"; os primeiros buscam uma forma prática, rápida e eficaz de resolver e sair de situações que tomam tempo e consomem energia; já as segundas personagens, optam, talvez não conscientemente, pela peregrinação, seguem longos caminhos, imbuidas de um sentido honorável de esforço + dedicação = valorização. Eu me enquadro no segundo grupo, com aqueles que tentam algo e o fazem pelo método mais trabalhoso, longevo e até extenuante, tenho dificuldades em encurtar caminhos.

Sei que muito disso, vai da estrutura familiar, experiências sociais e conceitos arraigados, sendo que uma pessoa pode ser muito eficaz e vitoriosa escolhendo caminhos longos, e a outra se sair muito mal em seus atalhos, tudo depende da pessoa, das virtudes e defeitos, da oportunidade e da necessidade.

Uma coisa é fato a peregrinação é um jeito de trilhar a vida com persistência, resiliência e engajamento, pois por se tratar de um caminho longo e cheio de surpresas, já que o Viver é surpreendente, acaba por vezes, desanimando e criando frustrações tantas. Os atalhos são bem vindos, à medida que facilitem a chegada a um determinado ponto, desde que seja de forma positiva e construtiva, mas como eu citei, essas opções, muitas das vezes, recaem no campo do inconsciente e aí, é um Deus nos acuda! (Salve- se quem puder!)

Isto posto, finalizo esse breve reflexão de sexta-feira, para expressar minha experiência, onde os atalhos, nas questões pessoais e sociais, pouco fazem parte do meu modo de agir e pensar, pois fazendo um retrospecto, venho neste movimento chamado Vida, de forma mais laboriosa, pertinaz e peregrina.

https://palavrasnotasevivencias.blogspot.com