VELHOS TEMPOS DA JOVEM GUARDA

"Eu me lembro com saudade

O tempo que passou

O tempo passa tão depressa

Mas em mim deixou

Jovens tardes de domingo

Tantas alegrias

Velhos tempos

Belos dias..."  (Roberto Carlos)

Movimento cultural brasileiro que surgiu em meados da década de 1960, a Jovem Guarda, que mesclava música, comportamento e moda, traduziu-se, portanto, em um estilo ou gênero musical, em um modo de comportamento e em um modo de vestir. Eu acompanhei tudo nessa época maravilhosa a partir dos meus 18 anos de idade e até hoje guardo na lembrança.

---.----.----.----.----.----.----.----.----.----.----.---

    Em minha mente guardo recordações que jamais saíram ou foram esquecidas, foi um tempo de fantasias, de verdadeiras amizades, de divertimentos com alegria e sem preocupações. As festinhas em residências eram chamadas de "assustado" e quem é daquela época sabe muito bem disso. Freqüentávamos as formaturas nos finais de anos, grupos de jovens (os rapazes de terno e as moças de vestidos longos) se deslocavam para os clubes onde se realizariam as festas e voltávamos nas madrugadas sem receio algum, ninguém conhecia essa tal de violência que hoje impera a todo vapor. Algumas vezes voltávamos de táxi e quando o dinheiro era escasso esperávamos o dia amanhecer para pegar um ônibus, isso na maior naturalidade.

    As músicas da época eram de boa qualidade e geralmente falavam de amor. Além de Roberto, Erasmo e Wanderléa, destacaram-se no movimento artistas como Ronnie Von, Eduardo Araújo e Sylvinha Araújo, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Martinha, Vanusa, Rossini Pinto, Leno e Lílian, Evinha (Trio Esperança), Deny e Dino, Paulo Sérgio, Dick Danello, Reginaldo Rossi, Sérgio Reis, Antônio Marcos, entre outros.

    A Jovem Guarda foi um programa de TV exibido na TV Record, apresentado pelos cantores e compositores da época, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e a cantora Wanderléia. Surgiu no ano de 1965 para falar sobre música, moda e comportamento entre os jovens, dando origem a um novo estilo musical e movimento cultural da época.

    O movimento teve grande influência no rock’n’roll americano e inglês do final da década de 1950 como Elvis Presley, The Beatles e Chuck Berry,  o que levou os músicos a utilizarem guitarra elétrica nas músicas brasileiras (criticado por muitos na época) e a comporem letras com temáticas amorosas, adolescente e muito doces, o que fez a crítica considerar esse estilo musical nada político, já que em uma época do Regime Militar compor músicas com conteúdo de tom mais leve, falando sobre amor, carros e garotas era uma afronta para os jovens militantes.

    Em 2015 a Jovem Guarda fez 50 anos, ocasião em que uma homenagem foi prestada aos músicos e esse lado romântico das composições fez com que muitas dessas músicas fizessem sucesso até hoje.

Obs.: parte deste texto foi extraída da internet por ter maiores informações a respeito.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 25/10/2021
Reeditado em 26/10/2021
Código do texto: T7371410
Classificação de conteúdo: seguro