Os coitadinhos do Brasil

Dentre as pesquisas de opinião inúteis, acredito que a mais inútil de todas é aquela que conclui que 60 ou 70 milhões de brasileiros têm vontade de sair do Brasil.

Essas pesquisas tomam como amostra 1.000 ou 2.000 pessoas para representar um universo de 215 milhões.

É de se prever que essas pessoas sejam de classe média baixa para baixo, porque do contrário não iriam querer sair do Brasil.

A pesquisa não considera o perfil socioeconômico e psicológico dos entrevistados como fatores de influência no resultado.

Por exemplo, um jovem que passou os últimos 15 anos de sua vida acreditando que iria fazer graduação em universidade pública, depois iria fazer mestrado, doutorado e pós doutorado com subvenção de algum órgão do governo e por fim, fazer concurso público e depois passar o resto da vida deitado numa rede vivendo às custas do Estado, repentinamente fica sabendo que as bolsas de pós graduação e os concursos públicos ficaram escassos e percebe a triste realidade onde sua aptidão pode lhe proporcionar no máximo uma vaga como operador de telemarketing e assim mesmo, "vai continuar estar dependendo" de seus pais para viver, cai em profundo estado depressivo.

Aí, desfeita sua fé no “papai Estado”, seu sonho muda para “entregador de pizza nos Estados Unidos”.

Para completar, “analistas políticos” e “articulistas” de blogs sensacionalistas usam esses dados para criticar o governo, apenas o atual, fazendo de conta que o Brasil foi um paraíso de 2003 a 2016 e que esses jovens, de forma alguma, são vítimas da política daquele período.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 18/10/2021
Reeditado em 18/10/2021
Código do texto: T7366317
Classificação de conteúdo: seguro