Não se defina pelo seu passado

Você já deve ter passado por muitas coisas nessa vida. Talvez tenha chorado inúmeras vezes, fracassado em tantos momentos, cometido equívocos quando só queria acertar, sofrido injustiças quando só almejava um pouquinho de compreensão. Pode ter ouvido muitos absurdos, ter sido chamado de tantos desagradáveis adjetivos, ou mesmo ter escutado o quanto as pessoas não acreditavam no seu potencial. Você pode ter tido um passado difícil, turbulento, um passado que você não gostaria de revisitar. Mas sabe de uma coisa? Todos viemos desse mesmo passado.

Todos, em algum momento da nossa vida, fomos desafiados, fomos injustamente criticados, fomos impiedosamente atacados. Mas também fomos amados, também recebemos o elogio e o encorajamento de bons amigos, também fomos defendidos por pessoas especiais. Então porque nos definimos apenas pelas coisas ruins que aconteceram? Porque temos a tendência de valorizarmos o negativo em detrimento do positivo, tudo porque tememos as críticas, sentimos pavor da dor e, se possível, viveríamos eternamente submersos em uma imensa e plena sensação de prazer.

Então não se defina pelo seu passado.

Antes reconheça as suas distorções, não enfatize o lado ruim da sua história e encontre forças nos aspectos positivos de tudo aquilo que pôde viver durante a caminhada.

Esse é o nosso erro. Focalizamos nas coisas negativas, acreditamos nelas e passamos a viver conforme elas. Fui chamado de fracassado, convenço-me de que sou um fracasso e, sem motivação alguma, não me dou bem nos meus projetos. Sou mesmo um fracasso ou sou um tolo por acreditar nisso? Percebe a distorção? O erro? Não sou um fracassado, mas por acreditar imperiosamente nisso, então cometo o erro de ficar inerte, de braços cruzados, com medo de me arriscar acreditando que nada do que eu faça será o bastante. E as coisas não vão acontecer se eu me mantiver paralisado na vida. E as coisas não acontecendo a minha crença se fortalece.

Repito, não se defina pelas experiências que viveu, pelas falas que ouviu ou pelas demonstrações de desprezo que recebeu. Foi chamado de fracassado? Prove para si mesmo que estão errados. Foi chamado de incapaz? Reúna os esboços de seus projetos sobre a mesa e comece a executar as suas criações não para impressionar a plateia, mas para afirmar para si mesmo que ainda que o mundo inteiro desacredite no seu poder, você ainda se manterá confiante de que os seus sonhos podem ser realizados pelo seu próprio potencial. Eles podem falar o que quiserem, não serão eles quem lutarão as suas batalhas ou sentirão as suas dores. Mas você não tem o direito de acreditar. Antes possui o dever de ser seu maior motivador, aquele que mais confia em si mesmo!

(Texto de @Amilton.Jnior)