Respeito à existência humana

Precisamos aprender a respeitar a existência humana. E com isso quero dizer que é nosso dever respeitar cada uma das pessoas que habita esse planeta, independente do que quer que seja. Nada pode nos dar o direito de julgar, condenar ou amaldiçoar alguém. Nada pode determinar quem vale mais e quem vale menos, quem merece dignidade e quem não merece. Não existe uma régua que determine qual deve ser a altura das pessoas. Não deve existir um método que diga quem está certo ou quem está errado quando o assunto é viver a própria vida. Se as escolhas do outro, se os passos do outro, se os caminhos do outro, estão incomodando a você, faça uma viagem pelo seu próprio interior porque o problema não é o outro, mas a sua falta de coragem por fazer a própria história acontecer.

E nesse desrespeito, por acharmos que certos grupos são mais valiosos do que outros, estão mais certos do que outros ou merecem viver mais do que outros, pessoas morrem, pessoas são brutal e covardemente assassinadas em nome de pensamentos mesquinhos, limitados, de baixíssima racionalidade e intelecto. E se esses assassinatos não são cometidos de forma tradicional, acontecem de maneira indireta quando, aqueles que são subjugados e desprezados, sucumbem à própria dor e procuram uma maneira triste de interromper o sofrimento que não podem, não conseguem, suportar. São assassinadas em nome de preconceitos, em nome de incompreensões, perdem a oportunidade de uma vida digna, satisfatória e feliz porque alguns ressentidos e rancorosos não conseguem se descobrir, descobrir a sua razão, o seu próprio significado e, a partir de tão importantes descobertas, focalizar sua energia e seus esforços a construir uma história que os satisfaça.

Não queira se contemplar nos outros. Não queria ouvir a sua verdade sendo expressa pela boca dos outros. Quem sabe o que quer, o que é e no que acredita, não precisa reafirmar suas crenças vendo-as sendo seguidas por outras pessoas, para quem está de fato seguro de suas convicções pouco importa que não o sigam, que não o imitem, importa apenas que ele sabe o que faz da vida e que seja respeitado em sua existência. Mas quem tem dúvidas, quem é assombrado por incertezas, sente a necessidade de impor aos outros aquilo que diz acreditar porque assim tenta se convencer de que aquilo é mesmo verdade, a única verdade. Não se humilhe ao ponto de pensar tão pequeno.

Podemos aprender tanto com quem é diferente de nós. Talvez não ao ponto de nos convertermos ao seu lado, mas com certeza ao ponto de compreendermos que o mundo aceita outras visões e experiências. A única coisa que não pode acontecer é nos travestirmos de tolerantes, quando, a partir de palavras mansas e educadas, deixamos sutilmente claro que nunca saberemos respeitar as diferenças e conviver com elas. Respeitar não é o mesmo que suportar porque “está na moda”. Respeitar é, mesmo discordando, saber que a sua opinião não tem valor algum para aquele que é feliz sendo como e quem é.

(Texto de @Amilton.Jnior)