Como conter a raiva do meu filho pequeno.
Para que conter a raiva da criança?
Às vezes, o temperamento dela é necessariamente colérico e essa é a maneira atual dela se expressar, o que poderá ser lapidada com o tempo.
Também pode ser que ela esteja captando a frequência de algum dos pais, então é hora de se olhar.
Aproveite a raiva dela e a guie para que ela se conheça.
Reprimir a raiva da criança pode levar a traumas psiquicos podendo ser somatizado em comportamentos como roer as unhas ou ainda gaguejar.
Se a raiva dela esta dentro do limite do bom senso e voce pode dar a atenção necessária para este momento, então, atuando com observação ativa, deixe a raiva dela sair.
Uma maneira de ajudar é colocar ela em contato com outras crianças raivosas para ela conhecer melhor essa emoção que é a raiva.
Na hora que ela estiver demonstrando raiva, voce mesmo pode simular raiva na frente dela para que ela se veja em voce. Eu e minha esposa criamos um personagem raivoso que sempre aparece quando nosso filho demonstra raiva desmedida. Assim, criamos um espelho para ele.
Voce pode acabar até se surpreendendo, vendo ela pedindo para voce não ter raiva.
Uma criança deve primeiro ver a raiva. Ela deve primeiro se conhecer para só então ser capaz de se dominar, sem se mutilar pela repressão.
Já tinha pensado nisso? Em deixar seu filho conhecer e acolher a propria emoção?
Só vou fazer um adendo. Se voce decidir simular uma raiva, isso é bom, porque a sua intenção é boa. Agora se voce não estiver simulando, mas sentido raiva mesmo, isso pode acabar servido de exemplo negativo para a criança. A criança consegue perceber as intenções.
Outra coisa. A criança é um espelho das pertubações dos pais. Se ela esta muito agressiva, veja se não há alguma mentira na familia sendo sustentada. Cure a si mesmo e estara curando o seu filho.