PALAVRAS DE GRANDES SÁBIOS SOBRE SOFRIMENTO, PROBLEMAS E FELICIDADE!

"Todo o nosso sofrimento e problemas vêm da nossa ignorância" (Geshe Kelsang Gyatso, mestre de meditação plenamente realizado e professor budista).

Obs.: De acordo com o Budismo, os nossos problemas e sofrimento vêm da nossa ignorância e dos nossos erros nas nossas vidas passadas. Os nossos erros atuais prejudicarão as nossas vidas futuras.

"Se alguém está infeliz, lembre-se de que sua infelicidade é sua própria culpa, pois Deus fez a todos para serem felizes, livres de perturbações" (Epicteto, filósofo e sábio estoico). De acordo com Epicteto, a minha felicidade está sob o meu controle, sob o meu poder, só depende de mim.

"O problema é criado por você. Portanto, deve haver autoconhecimento. Você e o problema são um. Você é o problema... A mente é a criadora dos problemas" (J. Krishnamurti, filósofo, místico e sábio indiano).

"Hoje, eu deixei todos os meus problemas. Ou melhor, tirei-os de mim, porque não estavam fora, e sim dentro dos meus pensamentos" (Marco Aurélio, imperador romano, filósofo e sábio estoico). De acordo com Marco Aurélio, a maldade das pessoas não tem o poder de me impedir de ser justo, bom e feliz.

"O ego é extremamente defensivo. O ego nunca está errado, e por isso você vive infeliz. O ego é sempre infalível, por isso você vive infeliz... Se optar por ser feliz, você pode continuar feliz" (Osho, filósofo, místico e sábio indiano).

"As pessoas estão sempre criando problemas do nada. Conversei com milhares de pessoas sobre seus problemas e ainda não me deparei com um problema real. Todos os problemas são fictícios - as pessoas os criam... As pessoas criam os problemas. Os problemas não existem.. Você não tem nenhum problema" (Osho).

"As suas amarras são sua responsabilidade. Você as aceitou, elas estão aí. Em plena consciência, diga a elas: 'Adeus, vocês estão há muito tempo comigo. Vamos nos separar'" (Osho).

"Se este é ou não um momento feliz, só depende de você" (Thich Nhat Hanh, monge budista, Mestre Zen, acadêmico, poeta, ativista da paz).

"Qualquer pessoa pode atrapalhar você? Ninguém" (Epicteto, filósofo e sábio estoico).

"Não é possível haver algum mal para um homem de bem, nem durante sua vida, nem depois de morto" (Sócrates, filósofo e sábio grego).

Eu não sei de nada. Vejo os problemas sociais e políticos, mas Lao-Tsé, um sábio chinês, em seu livro "Tao Te Ching", antes de todos esses sábios mencionados, diz, com profundidade, que o homem bom e sábio vive bem, tem vida longa e é feliz. Eu sou apenas um aprendiz da vida e dos sábios. Conheço o momento presente, não me preocupo com o passado nem com o futuro, mas não sei nada sobre o que virá. Sou feliz agora, e isso é tudo.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 19/09/2021
Código do texto: T7345983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.