Paulo Freire se inspirou no “amor"

De acordo com Paulo Freire, a libertação dos oprimidos se dará pela conscientização de sua condição através da Pedagogia do Oprimido.

Esse processo é revolucionário e terá como motivador o “amor”, conforme ele afirma: “Na verdade, porém, por paradoxal que possa parecer, na resposta dos oprimidos à violência dos opressores é que vamos encontrar o gesto de amor. Consciente ou inconscientemente, o ato de rebelião dos oprimidos, que é sempre tão ou quase tão violento quanto a violência que os cria, este ato dos oprimidos, sim, pode inaugurar o amor.

Em seu livro “Pedagogia do Oprimido” a palavra “família” é citada uma única vez, a Bíblia não é citada, Jesus ou Cristo ou Jesus Cristo não é citado nem uma única vez.

Mas ele deixou evidente sua fonte de inspiração na frase: “Dejeme decirle a riesgo de parecer ridiculo que el verdadero revolucionario es animado por fuertes sentimientos de amor. Es imposible pensar un revolucionário autêntico, sin esta cualidad”.

Esta frase é do “amoroso” psicopata assassino "revolucionário" Che Guevara, que é citado nove vezes no livro.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 19/09/2021
Reeditado em 20/09/2021
Código do texto: T7345929
Classificação de conteúdo: seguro