Paulo Freire e a pedagogia do revolucionário

Paulo Freire em seu famoso livro "Pedagogia do Oprimido” faz uma citação assaz esclarecedora: “É interessante observar a advertência que faz Lukács ao partido revolucionário de que “(...)il doit, pour employer les mots de Marx, expliquer aux masses leur propre action non seulement afin d’assurer la continuité des expériences revolutionnaires du prolétariat, mais aussi d’activer consciemment le développement ulterieur de ces expériences.””.

Gyorgy Lukács (1885-1971) foi um filósofo e historiador literário húngaro marxista.

Eu não sei que relação pode ter um filósofo marxista com um sistema pedagógico, mesmo assim, vamos tentar entender a citação e como Paulo Freire não se deu ao trabalho de traduzi-la, talvez por achar que todos seus leitores compreendam francês, segue a tradução: “deve, nas palavras de Marx, explicar às massas sua própria ação não apenas para garantir a continuidade das experiências revolucionárias do proletariado, mas também para ativar conscientemente o desenvolvimento dessas experiências."”

Gostaria muito de ver Paulo Freire explicando pacientemente para uma “massa” de crianças de seis anos o seu papel importante nas “experiências revolucionárias do proletariado”. Lembrando que segundo ele: “Quando descobrem em si o anseio por libertar-se, percebem que este anseio somente se faz concretude na concretude de outros anseios.”.

Então, o educador freiriano tem o importante papel de explicar para as crianças de seis anos que elas estão aprisionadas pela elite opressora e para o bem do mundo elas precisam se libertar.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 19/09/2021
Código do texto: T7345540
Classificação de conteúdo: seguro