O tempo, os sonhos e a vida
Todos os dias vivenciamos situações marcadas por uma ideia de tempo. Decerto, temos uma compreensão da importância do tempo em nossas vidas, mas dificilmente sabemos defini-lo.
O relógio tem sido o instrumento que tem dado o compasso na vida moderna, acelerando a nossa vida diante aos desafios que se projetam à nossa frente!
Mas toda ideia de tempo nos traz à compreensão de presente, passado e futuro. O presente, onde os fatos acontecem com a velocidade do agora, marcado por sua efemeridade; o passado, consolidado por nossas ações e/ou pelas circunstâncias da vida; e o futuro que se torna incognoscível, pois não nos é dado a conhecer, apenas, ao Criador!
Percebemos, portanto, que nessas dimensões temporais o presente e o passado são partes concretas e materializadas pelo fazer humano, mas o futuro só o temos em perspectiva, pois excede nossa capacidade de compreensão do que possa vir a ser o fazer das coisas...
É justamente nessas ocasiões que o cenário se transforma pelos olhos da fé, que tem sua segurança naquilo que se espera e na prova daquilo que não se vê, pois excede o nosso entendimento.
Esta é a prova da atemporalidade do Deus Vivo, presente ontem, hoje e eternamente...
Os sonhos são o alimento da alma, neles projetamos nossas esperanças e aspirações em busca de sua materialização para a conquista de nossos objetivos. E é justamente no plano da fé, que os sonhos se tornam realidade, pela esperança do por vir.
A vida é o espaço temporal que temos para cumprir/viver os nossos sonhos. Mas a vida é como um vapor de chaleira... A água fria em seu estado natural, logo se aquece, passa a ferver, o vapor sobe, e a vida se vai...
Portanto, o Carpe Diem, uma expressão latina que significa: “Viva o Hoje”, traz em seu sentido toda a intensidade que precisa ser vivida a cada dia, como se fosse o único ou último dia de nossas vidas, e isso, não pode ser desvencilhado do sentido de gratidão.
Por isso, tempo, sonhos e vida estão entrelaçados e, dificilmente, podem ser compreendidos separadamente...
Assim, compreendemos que a vida nos proporciona vários desafios a serem superados, e nessa trajetória, há três grandes passos a serem dados.
1. Administrar nossos conflitos (conflitos que são nossos e que não devem ser transferidos para ninguém, independentemente do momento que estamos vivendo);
2. Florescer onde estamos plantados (ser sal e luz);
3. Conquistar nosso espaço (fruto do mérito, de nossa perseverança e de nossas competências).
Desse modo, vimos o homem (o ser humano), como uma árvore, cujas raízes estão presas a um solo (Deus, família, valores, princípios, amigos, etc.), mas os seus galhos estão em sintonia com o universo (o tempo, os sonhos, e os desafios da vida).
Assim, compreendemos que a vida é feita de lutas, de altos e baixos, de mudanças de percursos e retomadas de trajetórias, e com isso, entendemos que a liberdade, mesmo motivada pela fé, ela não cai do céu, mas, se conquista!
Recife, 18 de setembro de 2021.
Luiz Carlos Serpa