Está difícil...

Às vezes nos sentimos tão desesperançados, iludidos, sozinhos, sem perspectiva alguma, sem motivação nenhuma, como se tudo ao nosso redor tivesse perdido a cor, o sabor, a vitalidade de outrora. É como se numa manhã qualquer tivéssemos acordado em um corpo que não nos pertence, aprisionados a uma vida que não nos agrada, rodeados de coisas que não nos encantam. E tantas coisas se passam pela nossa cabeça. O que estamos fazendo aqui? O que posso realmente esperar do amanhã? Será que algum dia poderei ser realmente feliz? Será que tudo isso vale mesmo a pena? Não somos apenas marionetes sendo dirigidas ao nosso próprio abismo de melancolia e desespero? São dias de dúvidas e incertezas, medos e inseguranças, como se já nos reconhecêssemos, como se estivéssemos abandonados em um mundo de bilhões. Começamos a sucumbir ao sofrimento, à dor, acreditando que nada importa, que apenas perdemos tempo e que estamos cansados desse vazio.

Talvez você esteja se sentindo assim nesse momento.

E talvez seja porque assumir a sua versão pareça difícil.

Mas a vida não é essa melancolia cinzenta que nos arrasta para um vazio sem fim. A vida não é essa prisão assombrosa que nos faz sentir como se fôssemos alheios a nós mesmos e à nossa história. A vida não deve ser preenchida por coisas, pessoas e lugares que não enchem os nossos olhos de lágrimas por tocarem nossos corações de uma maneira sublime e suave. A vida é sim incrível. Ela é cheia de milagres e possibilidades. E eu posso garantir que cada um de nós tem um propósito, um caminho a seguir, um motivo para sorrir. Talvez tudo esteja nublado porque está na hora de remover as vendas, essas lentes que distorcem o seu mundo, está na hora de tomar uma boa dose de coragem, respirar fundo, estufar o peito e gritar ao mundo quem você é.

Mas não precisa ser um grito estridente, para incomodar, para alardear. Não existe melhor grito, melhor desabafo, quando em silêncio, sem precisar provar nada a ninguém, sem precisar pedir permissão ou aceitação de ninguém, removemos a máscara e assumimos o nosso próprio rosto, a nossa própria verdade, a vida que realmente nos pertence e que nos levará para um destino surpreendente.

É claro que esse desabrochar não é tão fácil quanto parece. Ele envolve esforços árduos, talvez ocasione em dores amargas, pode até causar algumas cicatrizes eternas, mas quando ele acontece, quando finalmente podemos olhar no espelho e sorrir por aquilo que nos tornamos, ou melhor, pela coragem que tivemos em assumir quem somos, tudo vale a pena porque nos dirigimos ao passado, pensamos que foi mesmo difícil, que tudo pareceu impossível, mas que conseguimos e que de agora em diante o universo é o limite. Talvez esteja em suas mãos fazer o que parece tão difícil de suportar se tornar algo fácil e irresistível de viver!

(Texto de @Amilton.Jnior)