Sagrado Masculino

Quem nunca ouviu: "Homem não chora?" Quando criança? É imensamente importante hoje, compreendermos a construção social do Ser Homem. A princípio a diretriz  advinda do Paganismo nos diz que o Sagrado Masculino se estabelece através de um culto Falocêntrico e Cisheteronormativo. Tudo isto é uma reprodução de símbolos e crenças das características atribuídas a maioria dos Deuses "masculinos" do passado: Viris, férteis, fortes, grandes e guerreiros invencíveis. O Patriarcado, promovido pela Igreja Católica, usurpou estas atribuições, reforçou-as e as tornou ferramentas de controle e medo.

Todo Ser humano possuí sua Polaridade Masculina e Feminina que merece ser cultivada. Caminhamos para uma Nova Era de Sensibilidade para muito além da Estética Opressora onde a Diversidade está presente e Todos e Todas merecem receber Acolhimento independente de como se apresente o seu Corpo físico. É Anacrônico todo e qualquer Culto que não se adapte a realidade da sociedade abraçando pessoas Trans ou que não se identificam com a Binariedade de Gênero. É preciso romper com o Símbolo, sem Banalizar o Sagrado.

Hoje, falar de Sagrado Masculino é permitir que o Feminino em nós floresça, respeitar a Diversidade, honrar a Ancestralidade, compreender que nós assim como as mulheres também sofremos (elas muito mais) com o machismo, reconhecer privilégios e atitudes machistas e transformá-las.

Tudo isso, sem deixar de observar que vivemos Ciclos de Nascimento, Morte e Renascimento ao longo de um Ano seguindo alinhados com o ciclo do Sol e com as Quatro Estações do Ano sem mais nos prendermos a ideia que direciona o Sagrado somente pelo corpo físico e ideais estéticos. Sagrado é tudo aquilo que se torna Sacro. O Sagrado é ENERGIA!" Sagrado Masculino, Lipe Paes Monteiro