A pessoa certa

As pessoas estão sempre esperando pela famosa “pessoa certa” para, então, poderem amar, confiar, entregar-se a alguém seja no sentido romântico (principalmente), ou em outros aspectos da nossa vida nos quais nos vemos necessitados de confiarmos a alguém os nossos sentimentos e desabafos. Mas parece que essa pessoa nunca chega. Apenas parece. O problema é que tantos a procuram olhando para horizontes distantes, longínquos, até inalcançáveis, enquanto que a pessoa certa pode estar bem pertinho, a centímetros de distância, ansiosa para ser aceita. Pablo Neruda aconselhou que “a pessoa certa é a que está ao seu lado nos momentos incertos”.

E, então, quem está ao seu lado nas horas mais difíceis da vida? E não estou falando apenas pelo lado da vida romântica, estou falando no geral, quem é que pega na sua mão quando o sentimento de abandono parece esmagar a sua alma? Quem é que lhe oferece palavras de ânimo ou consolo quando ninguém mais quer ouvir o seu choro e confortar o seu espírito? Quem é que não pouparia forças nos braços para carregá-lo no colo se as suas pernas deixassem de funcionar? Quem seria a sua luz num momento de escuridão?

Muitos de nós idealizam a pessoa certa, criam em suas mentes quem poderia ocupar esse posto, quem gostariam que estivesse ao seu lado, e acabam cegas para o que a vida pode estar oferecendo, algo até melhor do que aquela construção imaginária. E, talvez, a idealizada pessoa certa será a primeira que sairá correndo quando as coisas derem errado, quando o vento soprar mais forte e a tempestade se tornar mais rigorosa. Ao passo que a verdadeira pessoa certa, muitas vezes desprezada e menosprezada, entregaria sua própria vida se necessário fosse para que pudéssemos sobreviver às intensas intempéries da vida.

Saiba procurar e saiba encontrar aquilo que você tanto procura. O fato é que nos ludibriamos com ilusões, com coisas tão grandiosas se vistas de longe, enquanto que o que nos faria felizes talvez pareça pequeno por fora, simples externamente, mas esconde uma riqueza interna que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar.

(Texto de @Amilton.Jnior)