Aniversário em tempos de pandemia

É tão bom saber que alguém que amamos está aniversariando.

É o símbolo de resistência a esse mundo tão cruel, em especial em tempos de pandemia. É a certeza de que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, tem preservado vivo(a) aquele(a) que amamos, porque a vida só é possível por intermédio do agir Dele.

É maravilhoso saber que podemos ver, abraçar, sentir a pessoa que amamos, mesmo que no momento isso não seja possível, mas esse momento vai chegar de novo.

O aniversário costuma ser celebrado com festas, abraços, beijos, comidas e bebidas, mas e agora? É pandemia, ainda se faz necessário isolamento social, não podemos abraçar, não podemos aglomerar, mas nenhuma dessas medidas de cuidado apaga a alegria de saber que é niver daquele(a) que amamos e obedecer às orientações da Organização Mundial de Saúde, se constitui como prova do amor que temos pelo outro.

Apesar das restrições, aniversário em tempos de pandemia enfatiza para nós a importância da vida, engrandece nossa gratidão por saber que em um contexto como este, em que tantos deram adeus, aquele(a) a quem amamos desfruta da alegria e privilégio de celebrar mais uma primavera.

Em 2017, tive uma experiência marcante, ao passar por um procedimento cirúrgico tive uma reação alérgica à anestesia, me vi sufocando, com espumas saindo pela minha boca e nariz, até que apaguei, acordei com os médicos em torno de mim, me reanimando e aspirando. Foi tão horrível aquela sensação, procurar ar e não encontrar, ver a vida se esvaindo de forma repentina. Desde então me pego respirando pausadamente, contemplando a maravilha que é poder respirar, algo que não costumava fazer antes.

Respirar é tão automático, que, muitas vezes, passamos desapercebidos durante o dia da grandiosidade disso para a vida. Precisamos valorizar momentos que parecem pequenos, mas que possuem um significado fundamental para cada um de nós.

Celebremos a vida, de perto, de longe, o mais importante é mostrar aos que amamos que são únicos e especiais. Sejamos gratos(as) por cada pessoa que encontramos na caminhada da vida, porque ninguém surge do acaso, a cada um que encontramos temos algo a aprender e também a ensinar/oferecer, em especial o amor que deve consistir na essência de nosso viver.

Cleide Selma P dos Santos
Enviado por Cleide Selma P dos Santos em 25/08/2021
Reeditado em 25/11/2021
Código do texto: T7328060
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.