Como tem gente irritante!!!
Constantemente me pego irritado com o que as pessoas mais intimas me falam. Gosta de pensar que a minha irritação é justa, pois a critica alheia é cheia de violência sutil que fere o bom senso.
Mas ai vem a pergunta:
As pessoas são críticas e irritantes ou é você que é frágil e irritável?
Como não somos sábios, somos todos em alguma medida irritantes, mas também frágeis e irritáveis.
Só o sábio não é irritante nem irritável, embora mesmo o sábio, que nunca fere o bom senso, pode ser visto como irritante frente a uma pessoa frágil e irritável.
Na medida da minha ignorância, eu estou sempre ferindo o bom senso com minhas críticas, sugestões e atos, mesmo que eu não me de conta disso. Isso significa que eu estou constantemente irritando as pessoas sem saber, principalmente aquelas mais próximas. É claro que eu não irrito o sábio, mas isso não é mérito meu, e sim mérito do Sábio que se tornou imune a irritação.
Na medida da minha ignorância, também eu sou constantemente irritável. Pessoas, com suas críticas, sugestões e ações que ferem o bom senso estão constantemente tirando minha tranquilidade. Contudo a minha fragilidade vai mais longe. Mesmo as pessoas sensatas constantemente me irritam, pq assim é a pessoa frágil.
Qual a solução?
Concentrar -se naquilo que depende de nós.
Na conquista do bom senso, se conhecer para se dominar, purificando constantemente a psique com boas reflexoes, boa arte, boa convivência.
Na conquista de se tornar imune a qualquer irritação, buscar a sabedoria por meio da auto educação na virtude. Quem compreende e ama, não se irrita e caminha para o bom senso.