A falta dos amigos e o vazio dos dias cinzas...
Não... este não é um conselho para mim...
É antes uma constatação... uma daquelas que são feitas por quem se permite racionalizar.
Leio quase que diariamente no Facebook sobre a saudade dos amigos e considero que isso seja realmente saudável, sentir vontade de estar perto das pessoas que são especiais para nós.
Entretanto, com essa situação ainda atual do "mundo pandêmico", algumas pessoas acharam melhor optar pelo afastamento de seus amigos e familiares, acreditando que poderiam estar protegendo a estes e a si mesmas.
Estas escolhas são tão naturais quanto a consequência de sentir saudade.
Outras pessoas ainda permaneceram mais presentes, não deixando o pânico dominar suas mentes, tirando-lhes a oportunidade de estar junto das pessoas amigas.
Bom... quaisquer que tenham sido as razões que motivaram a mudança de comportamento, há quem se sinta abandonado pelas pessoas queridas... quem esteja enfrentando uma grande batalha para vencer os dias cinzas que se fizeram em maior quantidade do que os dias de sol.
Estas escritas de hoje são para estas pessoas, estas que estão perdidas em confusões mentais, tentando preencher o vazio que sentem, mas sem compreender que um vazio sempre existiu, mesmo antes quando pareciam estar rodeadas por momentos de festas e alegria.
Os dias vão passando e é algo que a maioria nem percebe... se bebeu e comeu do que havia de melhor naquele dia, às vezes um pensamento de gratidão pode lhe faltar antes de adormecer... Os dias vão passando e há quem se engane ainda... achando que o próximo dia será melhor... um celular melhor talvez ajude... ou uma festa maior... ou os amigos, que hoje estão longe... talvez no próximo dia com a família reunida... talvez aquela pizza no fim de semana faça tudo vaker a pena, quem sabe ali estejam as energias perdidas durante a exaustiva semanade trabalho...
Mas os dias vão passando...
Eu sou uma daquelas pessoas que têm um bom emprego; têm uma família que ama muito e da qual sente orgulho; têm um bom casamento, ainda que ainda não tenha filhos; têm a família do esposo que se tornou uma segunda família e têm amigos muito queridos.
Aprecio estas relações interpessoais, mas tenho que conviver com a distância de muitos quilômetros de alguns daqueles onde estão minhas raízes... mas nem tudo é perfeito, afinal, e, como consequência desta necessidade de estar longe, é que acredito que há um vazio em nossas vidas que somente Deus preenche!!
Somos seres espirituais vivendo uma experiência terrena. Uma experiência de vida que nos permite aprendizado e evolução espiritual.
Há um propósito para a vida de cada um de nós, e esse propósito é a nossa aproximação com Deus, buscando compreender que este mundo está destinado à evolução, mas que há um longo caminho até que o amor possa reinar de forma absoluta no coração das pessoas.
Uma das coisas essenciais para aprender: "quando desistimos de mudar o mundo, nos deparamos com uma tarefa ainda mais difícil: mudar a nós mesmos. E se achamos que promover mudanças em nós é tarefa difícil, então conseguimos perceber que a mudança dos outros tem também seu tempo para acontecer".
Então... nosso tempo disponível longe dos amigos e familiares deve ser usado para reflexão. São oportunidades para buscarmos em nós algo que podemos melhorar... seja a nossa relação particular com nós mesmos, na busca pelo autoconhecimento e consequente fortalecimento do amor-próprio, seja também no fortalecimento da nossa fé em Deus, que nunca nos abandona e nos permite grandes bênçãos e alegrias para as nossas vidas... Saibamos observar e sejamos gratos pelas pequenas coisinhas que nos trazem uma sensação de preenchimento.
Então nestes dias mais cinzas, busquemos a reflexão e a inspiração, busquemos filmes... músicas... busquemos a fé... certamente encontraremos muitas coisas boas para que a gratidão faça pouso em nosso coração, trazendo muitas cores para o nosso dia.