Vida Boa

O que viria a ser uma “Vida Boa”?

Muitos pensadores passaram anos buscando uma resposta que fosse aceitável, pois essa é uma sina da humanidade, encontrar respostas, mesmo que sejam para perguntas que não aparentam possuir uma, então, a humanidade cria muitas respostas para uma mesma pergunta, cabe a cada um de nós escolher a que mais nos agrada.

Houve um tempo em que acreditava-se que uma Vida Boa só era capaz de ser classificada como tal após a morte. Assim, ao morrer, suas ações em vida eram contabilizadas como positivas ou negativas para então chegar em um resultado que diria se sua vida foi uma Vida Boa, nesse pensamento, você nunca desfrutaria de uma Vida Boa, já que sua vida só seria considerada boa após ponderações de terceiros depois de sua morte.

E foi tudo bem... por um tempo.

Até que o pessoal começou a se incomodar com a ideia da incapacidade de viver uma Vida Boa, então foram surgindo novos pensamentos.

Então nos chegou o pensamento de que para que se possa alcançar uma Vida Boa seria necessário que o indivíduo desenvolvesse suas habilidades em total plenitude. Ou seja, uma Vida Boa seria aquela que a pessoa conseguiu realizar aquilo que ela nasceu para realizar. Assim, uma pessoa que nasceu para ser um atleta Olímpico, só poderia considerar que sua vida é boa após se tornar um atleta Olímpico. Uma pessoa que nasceu com todas as habilidades inerentes em seu DNA para ser um piloto de avião, só alcançaria a vida boa sendo um piloto de avião.

Esse pensamento traz a possibilidade de se desfrutar de uma Vida Boa, e durante muito tempo, fora um pensamento bastante popular e querido.

Até hoje esse conceito de Vida Boa faz sentido, afinal se eu nasci para ser bonito, rico e bem sucedido, ao conquistar a beleza e a riqueza através do meu sucesso terei uma Vida Boa.

Indiscutível.

Mas a nossa realidade torna tudo um pouco mais depressivo.

Como a pessoa que nasceu com o potencial inerente em seu interior em ser um piloto de avião terá uma Vida Boa se em toda sua vida nunca nem passou perto de vivenciar aulas de pilotagem?

Como cada um de nós seria capaz de experimentar toda e qualquer tipo de situação para então saber qual é o seu “tchan”? (Utilizarei o “tchan” para me referir àquela habilidade inerente em seu DNA que o torna superior e que te faria ter uma Vida Boa).

Por mais tentador que seja pensar: “ah não, eu não tenho esse negócio de ‘tchan’ não”, para não se desesperar com a Vida Boa que você está perdendo, eu sinto muito, você que está lendo esse texto possui sim um “tchan”, algo que nasceu com você e que tornaria sua Vida Boa se fosse desenvolvido, podendo ser qualquer coisa, mas seria algo que te deixaria extremamente feliz e realizado.

Só pra se ter uma ideia, existem programas esportivos de longo prazo que mapeiam o DNA da criança e traça um perfil esportivo compatível com aquele organismo, assim com a periodização de treino certa, a especialização no momento correto, e a estrutura necessária, teremos um medalhista Olímpico.

“Ah, então eu poderia ter sido um medalhista olímpico?”

SIM!

Sente essa depressãozinha?

Esse vazio?

Se a resposta para essas duas perguntas forem “SIM”, você não tem uma Vida Boa.

Mas não se desespere, não venho aqui para tornar sua vida ainda mais difícil. Quero dizer para você que apesar de tudo, está tudo bem.

Você não está sozinho(a).

Existem milhões de pessoas que sentem o mesmo vazio sem entender o motivo.

Nós vivemos em uma sociedade que nos reprime, nos poda, nos torna aquilo que a sociedade julga necessário, independentemente de suas competências, independentemente de suas habilidades, seu DNA ou sua genética.

Somos obrigados a frequentar um ensino precário que visa uma vida precária. Você termina os estudos sem estar preparado para o mercado de trabalho, que eles dizem ser o principal, e nem mesmo está preparado para viver em sociedade, constituir uma família ou ao menos se conhecer. Em nenhum momento do nosso desenvolvimento somos ensinados a nos conhecer.

Então de repente você está num mundo completamente diferente e hostil, precisa pensar em uma faculdade, arrumar um emprego, tomar decisões que você nunca havia sido preparado a tomar. E você se sente sozinho(a) e sufocado.

Você não está sozinho(a).

Se nesses momentos você levantar a cabeça e olhar ao redor, verá pessoas passando por essas mesmas situações. Perdidos e desesperados sem saber por onde começar.

Você não pôde desenvolver suas habilidades, não pôde vivenciar experiências que poderiam mudar a sua vida, você não pôde se conhecer para buscar entender quem é você e no que você é bom.

E você cresceu.

Não é culpa sua.

Não é culpa de seus pais, muito provavelmente para eles a opressão tenha sido ainda pior.

Então se você está lendo esse texto e chegou até aqui, olhe para frente e ao redor. O que foi feito contigo, está feito, e continua sendo feito àqueles que vieram depois de você. Hoje fazemos o mesmo com nossas crianças. Podando seus comportamentos, privando suas ideias e oprimindo suas habilidades.

Se liberte.

Todos esses pensamento do que seria uma Vida Boa servem como base para sabermos como pensavam antigamente, mas cada um de nós entende a Vida Boa de uma forma particular.

Para mim, Vida Boa é ser capaz de se tornar cada vez uma pessoa melhor, pra si mesmo e para aqueles ao redor, evoluindo. Sendo um pai, hoje saberei que minha Vida é Boa sempre que conseguir dar oportunidades e vivencias para meus filhos que eu não tive, sempre que eu puder fazer algo por eles que os ajudem a desabrochar suas competências, sem que eles percam sua essência. E para mim, isso é muito mais difícil que ser bonito, rico e bem sucedido, haja visto a quantidade de pessoas bonitas, ricas e bem sucedidas que abusam dos filhos, batem na esposa, exploram colaboradores, entre outras coisas.

E parte dessa minha ideia de Vida Boa está em compartilhar palavras que possam ajudar quem quer que seja. E se eu conseguir ajudar nem que seja por um mínimo instante, uma única pessoa com minhas palavras, todo esse tempo escrevendo esse texto valeu muito a pena.

Então viva sua vida daqui em diante para alcançar a sua Vida Boa.

Ainda dá tempo.

E se não souber por onde começar, está tudo bem. Ninguém realmente sabe, lembre-se, você não foi ensinado à isso. Mas ainda pode aprender. Leia, converse com as pessoas, se coloque a disposição para aprender com aqueles que você nem imagina serem capazes de ensinar algo. Questione dogmas que lhe passaram, conheça coisas novas. Você só poderá encontrar seu “tchan” vivenciando novas experiências. Mas não se preocupe se não encontrar, lembre-se que a Vida Boa agora quem define é você.

Você está no controle. A Vida é sua. O presente é seu. A ação é sua.

Sem pressão e sem medo de pedir ajuda. Talvez a Vida Boa de alguém seja lhe ajudar.

E VIVA!