Zelo pelo conhecimento...

Há muitos anos atrás, em nome da proteção e do zelo aos dogmas criou-se a inquisição, e com ela duas palavras: heresia e hereges, e em decorrência do uso dessas palavras: condenação e morte, eram as resultantes da pronúncia das mesmas.

Na Seara espirita também há duas palavras: obsessão e obsediado, todas as vezes que alguém apresenta uma ideia ou opinião discordante, elas são evocadas, e com elas: afastamento, abandono, esquecimento.

É engraçado, mas em nosso meio social também gritamos outras palavras de exclusão: "homofóbico, facista, esquerdopata, direitopata, racista, ...."

E isso me traz uma lembrança, quando Paulo falava de Jesus encantando os corações humanos, bastou Festo gritar: "Paulo meu amigo, estais louco..." E toda aquela sintonia se foi, quem quer se associar a loucura?!

O que me impressiona é que as pessoas sequer se disponham a analisar o que outro diz, e isso é o mais triste, o abdicar de PENSAR, refletir sobre, ver se existe alguma verdade ou só ilusão na fala do outro.

É uma preocupação imensa em corrigir as ideias de outras doutrinas, quando a uma única coisa a ser feita por todos nós espíritas é viver o amor que Jesus ensinou, porque esse barco tem um comandante chamado Deus.

E Deus dá limite a tudo que é ruim no mundo, ouvi de uma irmã muito sábia: " Serve a Jesus e em tudo daí graças, pois Deus vela por tudo".

Agora eu repasso uma recomendação antiga, "não daí importante aquilo que não pertence a doutrina, afinal de contas somos ou não espíritas?!" Tudo aquilo que não é verdadeiro cedo ou tarde perecerá.

Nos ocupemos de aliviar as dores de nossos irmãos, de transformar a nós mesmos, as nossas casas.

Que o Senhor se compadeça de nossa insignificância.