Não Subestime Ninguém

Certificados, propriedades, títulos, contas no banco. Nada disso nos define, nada disso nos torna melhores ou piores que alguém, nada disso define o nosso valor e o que realmente merecemos. Talvez a única coisa que torne alguém melhor do que outra pessoa seja uma genuína e íntegra humildade. Porque a humildade faz o grande se enxergar pequeno, faz o sábio se enxergar tolo, faz o entendido se considerar ignorante e sedento por saber sempre mais. A humildade iguala as pessoas, coloca todas na mesma altura, permite que todas ofereçam um pouco de sua essência para embelezar o mundo. A humildade garante que cada um de nós passe por esse mundo deixando um pouco de si e levando um pouco dos outros.

Digo isso porque as aparências enganam. Muitos executivos bem formados perderam de encontrar a resposta que incansavelmente buscavam sobre suas vidas porque não souberam olhar para as pessoas (principalmente para aquelas que não tiveram as mesmas oportunidades que as suas) enxergando nelas alguém capaz de oferecer riquezas. Muitos arrogantes se achando donos da verdade, insuperáveis e inabaláveis, acabaram suas vidas solitários porque nunca valorizaram a singularidade das outras pessoas. Posicionamentos, status, nada disso define o que de bom há dentro de nós e que pode servir de cura para a dor de alguém. Resta saber se aquele que sente dor está disposto a descer de sua petulância e encontrar o alívio no mais simples dos homens.

E simplicidade não é sinônimo de miséria. O mais rico dos homens pode ser um ser humano simples em sua essência, e talvez o mais miserável dos humanos pode ser altivo em seus intentos. A simplicidade não se define por dinheiro ou bens, a simplicidade está dentro de nós, pronta para ser acessada. E somos simples quando entendemos que tudo o que temos nos foi emprestado, um dia passaremos, e essas coisas serão tomadas por mãos diferentes das nossas, mas aquilo que vivemos, aquilo que falamos, aquilo que ouvimos, aquilo que fizemos, tudo isso é eterno, é intransferível, não dá para dizer que as ações de alguém foram executadas por outrem, cada um levará consigo aquilo que construiu nos corações que tocou. Só faremos belas construções se formos humildes. Se ao nos conectarmos com outras pessoas nos dispormos a enxergar quem elas são e não o nosso reflexo resplandecendo em seus rostos. Muitos querem identificar a si próprios nos outros e perdem oportunidades únicas de descobrirem almas que poderiam transformar as suas vidas. Tudo porque vivem numa embriagante altivez, achando-se superiores e exemplares (quando são apenas mais um dentre bilhões tendo a chance de fazer uma bela passagem, escrever uma maravilhosa história) e desperdiçando tempo com pensamentos que apenas os iludem.

(Texto de @Amilton.Jnior)