Defenda a Família! Todas elas

O que é família para você?

Falamos tanto sobre família, enchemos o peito na hora de falar da nossa família e não poupamos esforços na hora de defender aqueles que temos por nossa família. Mas o que isso realmente quer dizer? Quem é a sua família? O que as pessoas que você considera como sendo “família” têm em comum? O que une cada um de vocês?

Família é um conceito complexo cuja definição pode variar de acordo com a época e com o contexto histórico que esteja sendo vivenciado. Alguns dirão que se trata de um agrupamento de pessoas unidas por laços sanguíneos. Mas nem sempre foi assim. Na Idade Média, por exemplo, as pessoas eram unidas em famílias a partir de suas profissões, das funções que cumpriam dentro da sociedade. E o tempo foi passando. Novas formas de relacionamento foram acontecendo. E a família foi se moldando a cada novo cenário, a cada nova realidade. Até que ela se consolidou naquele famoso formato de comercial de margarina. Mas as transformações sociais não pararam. E hoje não podemos mais achar que só há uma forma de família. Nem podemos considerar que um modelo seja superior ao outro. O que existem são famílias. E o que pode ter em comum entre todas elas?

Pai, mãe e filhos é um clássico. Mas vamos ampliar os nossos horizontes e descobrir que há famílias formadas apenas pela mãe e os seus filhos, ou pelo pai e o seus filhos. Temos ainda aquelas famílias formadas pelos avós e seus netos, sendo os últimos criados pelos primeiros. Com o avanço na liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, estas também compõem as suas próprias famílias. E será que podemos considerar o seu João com o seu querido Totó uma família? O que define exatamente a família? Quando dizemos que defendemos a família, sobre qual estamos realmente falando?

Ela é diversa. Não segue roteiros nem padrões. Mesmo os formatos que se parecem, na sua essência, no significado que possui para os seus membros, diferem entre si. De maneira que não há uma definição estrutural, padronizada, mas há, sim, uma definição afetiva, para a qual precisamos nos ater ao entendermos como se dão os nossos relacionamentos familiares. Família é onde há cuidado, carinho, afeto, compreensão, respeito mútuo, segurança, refúgio para as muitas pressões. Quando olhamos por esse ângulo fica mais bonito, não é mesmo? Na sua família há essas qualidades? Entre você e as pessoas que são a sua família há esses valores?

Não nos cabe discussões moralistas ou religiosas, nesse momento quero que possamos pensar apenas pelo viés do amor. Família é isso. É amor. E amor implica pensar em relações saudáveis, construtivas, através das quais todos possam se desenvolver, crescer, assumir a própria essência e desabrochar para a sua beleza e potencialidade. O problema é que nem sempre tem sido assim. Muitas famílias parecem desestruturadas e até acabadas por faltar esse ingrediente tão básico e fundamental. As pessoas não se respeitam, não se compreendem, não se sentem seguras o bastante para fazerem um desabafo sem medo de serem julgadas, criticadas, mais do que são no mundo lá fora. O mundo é tão cruel, não é mesmo? São tantas pressões de tantos lados, são tantas cobranças de tantas formas, precisamos nos moldar a tantas condições, precisamos correr a inúmeras direções, seria bom se, ao final do dia, pudéssemos encontrar um lugar que chamaríamos de “refúgio”. Refúgio das pressões, refúgio das cobranças, refúgio das imposições, refúgio das correrias. Um lugar no qual pudéssemos recompor a nossa energia sendo nós mesmos, compartilhando nossos segredos, nossos anseios, tudo aquilo que nos incomoda e sufoca. O que acontece é que depois de um dia de tantas turbulências, às vezes quando entramos dentro de casa encontramos outro ambiente hostil. E aí vivemos nessa ansiedade descontrolada. Nessa insatisfação que nunca acaba. Deteriorando os nossos relacionamentos.

Família deveria ser o nosso mais seguro abrigo. Lugar de paz. De construção. De alívio para o tormento do mundo, um mundo cheio de pessoas que não estarão nem aí para os nossos sentimentos, que nos ferirão sem se importar nenhum pouco. Deveria ser na família onde encontraríamos um ombro amigo para nos fortalecermos. Sua família oferece isso? Você, como membro de uma família, é quem acolhe ou quem rejeita? É quem elogia ou quem só menospreza? Ao defender a família que possamos defender os valores citados anteriormente. Que ao dizer que defendemos a família estejamos, na verdade, dizendo que defendemos aqueles que possuem algum vínculo conosco, sanguíneo ou não, mas com certeza afetivo. Se houver um modelo superior de família é aquele no qual todos se amam, superam juntos as dificuldades, resolvem juntos as divergências, constroem juntos o futuro, um futuro no qual todos poderão se realizar a partir de quem são, sendo valorizados, aceitos e respeitados a partir de suas próprias verdades, a partir de suas próprias essências.

(Texto de @Amilton.Jnior)