Desperdício de Vida

Victor Hugo certa vez expressou que “a vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo”. Essa é uma verdade para qual quero que reflitamos um pouco, sobre a efemeridade da vida, sobre a velocidade com a qual os nossos dias passam e se findam. É tudo tão rápido. Como num piscar de olhos. Temos tantas vívidas recordações de experiências que vivemos com pessoas que já nem estão mais no mesmo plano que o nosso, mas parece que aconteceram ontem. Os anos se vão e a gente nem percebe. Como não percebemos o tempo que desperdiçamos enquanto a preciosa vida se esvai por entre os nossos dedos.

E pelo fato de a vida ser curta deveríamos aproveitá-la com sabedoria. Sorrir com vontade, amar de verdade, viver com coragem. Mas parece que seguimos o caminho contrário. Criamos afastamentos entre nós e aqueles que dizemos amar. Ao invés de sorrir, estamos sempre com a cara amarrada como se a nossa intenção fosse fazer com que qualquer um que se aproximasse preferisse partir sem nem ao menos dizer um “oi”. E ao invés de coragem, alimentamo-nos de um medo paralisante que nos faz acreditar no fracasso e desprezar o sucesso; que nos faz maximizar a dor e minimizar os momentos de prazer mesmo que sejam os mais numerosos. E assim desperdiçamos a vida. Jogamos fora a oportunidade de estarmos aqui e escrevermos uma bela história.

Não dá para esperar pela “hora certa”. Ela é agora. Nesse exato momento. Pergunte para aqueles que estão hospitalizados, arrependidos pelos anos que não aproveitaram, sentindo a dor de terem dado às costas para oportunidades tão ricas e raras. Pergunte se a tal hora certa chegou. Talvez eles respondam que a hora certa foi quando eles tiveram saúde, disposição, quando optaram pelo receio ao invés de lutarem a própria luta. Agora, pergunte para outros que também estejam debilitados por alguma coisa, mas que não deixam de sorrir. Como podem se sentir tão felizes sabendo que seus dias se findam? Talvez eles digam que é por serem gratos por cada segundo que viveram, que saborearam, que sentiram plenamente. Por terem feito a hora certa acontecer.

Não deixe para depois. Não perca tempo com motivos bobos. Esteja com quem faz o seu coração acelerar. Aceite a companhia daquele que faz seus lábios se amortecerem pelas tantas gargalhadas. Ouça aquele que o encoraja a acreditar nos próprios sonhos. Não perca tempo com discursos limitantes. Não perca tempo criando abismos entre você e quem importa. Ganhe tempo desfrutando de cada pequenino instante que a vida esteja lhe propondo.

(Texto de @Amilton.Jnior)