A COR DO AMOR

Qual é a cor do Amor, você sabe?

É o vermelho da paixão, o branco da paz ou, talvez, o verde da natureza??

Amarelo, rosa, azul, roxo, preto, laranja.

É difícil determinar assim de súbito algo tão complexo, não estou certo!?

Peguei-me refletindo acerca desse grande mistério, e me propus depois de uma profunda análise a esclarecer de uma vez por todas - QUAL É A COR DO AMOR.

Bom, primeiro vamos procurar entender sobre as cores, começando pela lei da harmonização.

A Lei da Harmonização é a combinação de cores seguindo alguns critérios.

Vamos pensar num círculo cromático de cores que é composto por três cores primárias.

São elas: vermelho, azul e amarelo.

Três cores secundárias (formadas a partir da união em proporções iguais de duas cores primárias).

Ex: Amarelo + vermelho = laranja, ou, Azul + amarelo = Verde.

E seis terciárias (composta por uma cor primária e uma cor secundária).

Ex: Azul + Verde = Azul esverdeado.

Vermelho + Roxo = Carmim ou Vinho.

Amarelo + Verde = Verde primavera etc.

Terminado esse cálculo de 3 + 3 + 6, temos o total de 12 cores compondo o círculo cromático. E a partir dele, teremos uma infinidade de outros tons que poderão vir a ser criados pela junção dessas cores em suas mais diversas perspectivas.

Para reforçar a lógica.

De uma paleta de 12 cores criando as mais variadas junções virão milhões de tonalidades.

Bom, com as cores é basicamente isso, Agora ...

… E se eu te disser que os sentimentos intrínsecos à natureza humana, podem também ser interpretados pela lei da harmonização igualmente como as cores!?

Bem, agora vamos tentar entender sobre os sentimentos.

Digamos que as nossas "cores" emocionais primárias são: afeição, alegria, raiva, tristeza, medo (apenas alguns exemplos).

Se misturarmos umas às outras temos sentimentos secundários, ex: afeição + tristeza = Saudade, ou, paixão + medo = ciúme etc.

E as terciárias são a junção das básicas com as emocionais secundárias. Ex: Ciúme + raiva = ódio, ou, Saudade + alegria = esperança.

Você deve estar pensando: " Tá, mas e o amor? Por que ele não está ali nos sentimentos primários?"

Sei que parece confuso determinar assim, sendo que amiúde achamos que o amor é simplesmente amor e nada mais. Mas já adianto que não!

Para ele se transformar em sua plenitude, ele precisa de uma junção seguindo a lei da harmonização assim como acontece com as cores na sua concepção. Então é correto dizer que ele não vem de uma única cor/sentimento primário.

Eis aqui um exemplo de Amor numa possível variável diante de muitas:

Imagine que duas pessoas venham se encontrar numa circunstância qualquer, e por algum motivo haja o interesse mútuo de se conhecerem mais.

Imagine o sentimento de "Alegria" na descoberta de interesses em comum, ou quando as investidas de aproximação são respondidas entre si, enfim, é muito bom e nos satisfaz conhecer alguém interessante não é mesmo!?

Digamos que ambos inicialmente tornam-se "amigos" mas durante um curto período de tempo percebem que se "apaixonaram".

Vamos supor que mesmo que um dos dois tenha "Medo" de se relacionar por qualquer motivo, ainda assim passa a "Confiar" nos seus sentimentos.

Medo + Confiança = Esperança.

Contudo vem o tempo de convivência. Aí a esperança se torna em segurança, e nisso cria-se a "Empatia".

Segurança + Empatia = Apego.

Daí do apego vem também o respeito e logo vem o carinho. Enfim, cada vez mais vai-se evoluindo os sentimentos, assim como as cores e suas junções.

Vamos analisar.

Eles passaram pela Alegria, amizade, paixão, medo, confiança, esperança, empatia, apego, respeito, carinho.

Podendo também vir criar sentimentos como a Cumplicidade, lealdade, compromisso, etc:

Por fim, juntando tudo isso num emaranhado de sentimentos, podemos dizer que chegamos ao "Amor".

Entendeu agora? O amor é tudo de melhor na junção de todos os sentimentos bons! Não só isso, ele também nos conduz por uma longa jornada para poder alcançá-lo.

Agora vamos supor que essas pessoas que se amam se casaram, e dessa união nasceu um bebê.

Aí é certo chegar à conclusão de que, multiplicou-se o "Amor". Pois o amor que antes era compartilhado entre o casal, passou também para o bebê. E obviamente do bebê para o casal.

Então temos a seguinte definição de que; Amor + amor + amor = amor.

Não é piegas nem vago o que estou apresentando aqui, calma que vou provar isso!

O que começou com a simples "Alegria" de conhecer alguém interessante, acabou se tornando em todo esse círculo cromático de sentimentos.

Mas ainda tem mais.

Vamos supor que passado um tempo esse bebê que foi gerado num ato de amor mútuo do casal, cresceu e se tornou um adulto que teve a alegria de conhecer um alguém, conquistou uma amizade e logo em seguida se apaixonou por essa pessoa, e depois que ele passou por um turbilhão de sentimentos, começou a amá-la, depois se casaram, e disso tudo veio a nascer outro bebê.

Então o que era; Amor + amor + amor = amor, se tornou Amor + amor + amor = muito mais amor e por aí vai! Pois nesse emaranhado de tanto amor, ainda pode envolver outros amores que são correspondidos também por outras figuras, como os avós, tios, irmãos, amigos etc.

Após conquistar o amor, basta apenas preservá-lo que ele se multiplica, se renova e se transforma.

Tá, e a tal da "Cor" do amor afinal?

Se cada sentimento é a representação de uma cor como propus segundo a lei de harmonização.

Então podemos concluir que a cor do Amor SÃO TODAS AS CORES. Pois ele é a junção de vários sentimentos num só e é infinita as suas possibilidades.

Como um pintor constrói sua obra com as mais variadas cores e texturas, assim também é com o amor. Pois amar é uma arte e você é o artista responsável por sua obra, e somente você detém das inúmeras possibilidades e tonalidades de transformar esses sentimentos.

Então para se esclarecer de uma vez por todas qual é a cor do amor:

A COR DO AMOR SÃO TODAS AS CORES EM PROPORÇÃO, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CRIADAS EM SUAS INFINITAS VARIAÇÕES DE BONS SENTIMENTOS.

Desejo muitas cores em sua vida hoje e sempre.

Com carinho

Iacobus Marzchi Blasco
Enviado por Iacobus M Blasco em 08/07/2021
Reeditado em 14/07/2021
Código do texto: T7295495
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.