Você é livre

Você é livre para fazer as suas escolhas. Talvez já tenha ouvido ou lido isso em algum lugar, talvez alguém tenha olhado dentro dos seus olhos e dito essa frase tão poderosa, redentora, libertadora ao mesmo tempo em que incômoda. E, mesmo assim, talvez tenha insistido em se manter aprisionado dentro das determinações, das ordenanças, das construções de outras pessoas. Parece mais confortável caminhar sobre os passos dos outros. Parece mais seguro. Mas só parece. Chega a hora em que precisamos dar os nossos próprios passos, erguer as nossas próprias construções, fazer as nossas próprias escolhas. E aí? Como usaremos a liberdade de que nos dispomos? Ou como viveremos os nossos sonhos se eles não forem os mesmos dos outros? Vamos desistir da nossa vida? Renunciar à nossa história? A liberdade dá medo porque ela implica em responsabilidade. A partir do momento no qual decidimos ser livres estamos também abdicando da fácil desculpa de colocar a culpa da nossa infelicidade, dos nossos erros ou dos nossos equívocos sobre as costas dos outros. Mas isso é injusto. Só aprendemos a andar porque um dia alguém deixou de nos carregar no colo. E no começo caímos, não conseguimos firmar o corpo sobre as nossas pernas, mas com tempo e com persistência a gente conseguiu, criou força e seguiu em frente. A vida inteira é assim. Precisamos caminhar por nós mesmos, aprender com os nossos erros, cair, levantar e seguir em frente tendo como bagagem o aprendizado das experiências que vivemos fazendo uso da nossa liberdade de escolha.

Então não tenha medo dessa verdade. Nem se recuse a viver os seus sonhos por saber que se algo der errado a culpa será toda sua. Mas quer saber de uma coisa? Mesmo caminhando por caminhos predeterminados, você poderá ser infeliz no final por não ter escolhido a própria história, e só poderá culpar a si mesmo por ter jogado fora o direito de ser livre. De qualquer maneira você corre um grande risco. Que tal se arriscar a ser feliz? Visualize as coisas que você pode alcançar, conquistar, abraçar fazendo uso da própria vida, escrevendo o próprio livro. Quantos momentos poderão ser vividos! Quantos sorrisos poderão ser manifestados! Quantas emoções poderão ser sentidas! É claro que em meio a tudo isso haverá as dificuldades, as dúvidas, as incertezas, mas a vida só é desafiante por ser essa salada de paradoxos que nos impulsionam a escolher caminhos e depois mudá-los, sempre no sentido do nosso crescimento, do nosso amadurecimento, da nossa felicidade. Seja livre para errar, cair e chorar. Seja também livre para sorrir, alegrar-se e sentir orgulho de si mesmo!

(Texto de @Amilton.Jnior)