Não há contradição entre conservadorismo e progressismo

Apesar de com frequência esbarrar com o termo "conservador" ser utilizado na mídia como xingamento, quando na verdade é elogio, entendo que é preciso analisar as coisas de forma objetiva, com hermenêutica. Ora, é isso que não fazem os adversários do conservadorismo, e utilizam argumentos bem fracos.
Um desses argumentos é relacionar o conservadorismo com a escravidão. Ora, Jesus Cristo disse "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei" e não fez seleção de etnia. Conservador é quem defende valores morais e culturais. Ora, os valores cristãos afirmam o amor, não o ódio e a violência. Os conservadores são portanto contrários ao racismo e à escravidão. Essas coisas não afinam com a virtude teologal da Caridade.
O progresso só pode existir com base na conservação. Vejamos um exemplo banal: se você quiser construir um prédio de dez andares vai ter que conservar os que forem feitos antes de prosseguir. Como é que você vai erigir o sexto andar se destruir os cinco primeiros e os alicerces? Andares não flutuam no ar.
E por mais que uma pessoa se declare anti-conservadora garanto que ela não vai rasgar seus livros, jogar os aparelhos no lixo, quebrar os móveis a machadadas, tocar fogo na casa e ir morar na caverna. Todo mundo conserva alguma coisa.
O saudoso Papa Paulo VI declarou certa vez que "A Igreja é tenazmente conservadora". Esse mesmo papa saudou com entusiasmo a primeira expedição tripulada à Lua em 1969. Eu mesmo, conservador assumido, admiro muito a Astronáutica.
Então por que essa campanha de difamação contra o conservadorismo? Para mim não faz o menor sentido. É puro preconceito.