(im)Paciência

Paciência.

Palavra regente numa discussão onde ela não existe entre os debatedores: um não consegue esperar; outro não consegue suportar. Um pede conselhos, outro dá; mas o requerente não as apreende ou não as entende, e assim irrita aquele que as doa. Um é burro (lento, tanso, lesado), outro é insensível (incompreensível, desbocado, demasiado sincero). Neste diálogo difícil, um sofre por não saber lidar com os sentimentos, outro sofre por não saber lidar com a frustração de não resolver tal situação - por causa do primeiro.

O segundo pensa o seguinte: gasto os meus pensamentos em prol de alguém que os pede, mas não os aceita; e não é capaz de entender boa parte deles por sua limitação intelectual.

Nisso, o primeiro sugere a si mesmo: humilho-me diante de alguém que não se compaixona de minha situação.

Eis o conflito.

Por motivos ridículos, o primeiro se desespera após tantas tentativas falhas de conseguir algo que só vem com o tempo - e vontade do destino. Faltou paciência. Esta falta traz ao segundo a sua outra impaciência: a de agir como auxiliador (necessariamente de não ser compreendido por estar a um nível intelectual acima do auxiliado). Assim se perde numa arrogância vaidádica a julgar a incapacidade de outrem e cai também numa sindromática raiva por achar absurdo um alguém não ter o mínimo de cognição possível para entender o que diz; nisso passa a agir de modo apoplético - o que só agrava a situação e afasta a resolução do problema dali.

Tudo aconteceu pela falta de paciência.

A impaciência criou uma cadeia onde pôde reinar e criar uma dinastia.

De um ser, passou para outro e saiu triunfante.

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 25/06/2021
Código do texto: T7286852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.