Aforismos (9): sobre o totalitarismo

1.

Não importa se o indivíduo é pisoteado por uma bota gigante ou soterrado por uma tonelada de pétalas de rosa, a causa mortis é sempre esmagamento.

2.

O totalitarismo é o terror do meio-dia.

3.

Não existe totalitarismo envergonhado. O triunfo de Leviatã é sempre juridicamente legitimado e saudado pelas melhores mentes da época.

4.

O totalitarismo sempre apela para as teoria científicas mais modernas e menos comprovadas.

5.

A burocracia é a classe totalitária por natureza.

6.

Quando começa a escalada do totalitarismo, o burocrata que resiste torna-se fatalmente um traidor de sua classe.

7.

As massas são o espírito do totalitarismo, mas os burocratas são as suas garras.

8.

O totalitarismo não uma é possibilidade, mas o destino de qualquer época dominada pelo homem-massa.

9.

A única maneira de prevenir o totalitarismo é aleijar Leviatã.

10.

Diminuir o poder do Estado é o mesmo que castrar o touro totalitário.

11.

O Estado moderno é a mais letal arma de destruição já inventada, superando com folga a bomba atômica.

12.

O instinto genocida sempre existiu, mas a Modernidade libertou-lhe das correntes morais e forneceu-lhe os meios materiais.

13.

Lá onde a política acaba, ali começa a vida (e se a política não acaba, a vida nunca começa).

14.

Você reconhece estar diante de uma alma democrática quando encontra um sujeito que nunca pede licença antes falar e jamais percebe o momento certo de calar a boca.