Eu Sou Especial

A vida é incrivelmente desafiadora. Todos temos algo difícil a passar. Talvez nesse exato momento você esteja enfrentando alguma dificuldade. Talvez nesse instante você esteja em paz, mas alguém do seu lado pode estar dentro de uma batalha, lutando para vencê-la. A vida é assim. E isso não é nem bom nem ruim. São apenas coisas da vida. Coisas pelas quais todos devemos passar. Um dia estamos doentes, no outro somos curados. Um dia perdemos alguém que amamos, mas em tantos outros recebemos nos braços pessoas queridas pelas quais sentimos um grande amor. E assim a vida continua. Com momentos altos, com momentos baixos. Com tempestades, com calmarias. E os dias vão se passando. O importante é que possamos ver essas situações como etapas que todos atravessam. Você não é o único sofredor. Nem o mais sortudo do mundo. Você é apenas um ser humano que, como qualquer outro, terá momentos desafiadores e instantes consoladores.

O problema é que muitos não conseguem encarar a vida por essa perspectiva. Simplesmente não dá. Até sabem que todos passam por dificuldades, mas se acham incapazes, ineficientes, como se jamais pudessem superar todas as adversidades que se colocam em seu caminho. E nem sempre conseguem encorajamento daqueles que tanto estimam e admiram. Às vezes tudo o que conseguem é um olhar de questionamento ou um semblante de pena. Como se estivessem mentindo ou se já pudessem ser considerados como perdedores. Não recebem nem mesmo uma palavrinha discreta de ânimo. Ao contrário, são subestimados ao ponto de acreditarem apenas que não valem nada, que não vão conquistar nada, que não são merecedores nem capazes de coisa alguma.

Já pensou se todas as pessoas do mundo sucumbissem a esses pensamentos? Dessem crédito às dúvidas dos outros? Ou se importassem tanto com a falta de afeto que recebem daqueles que um dia disseram amar? Talvez o mundo não existisse mais, porque isso também é mais comum do que podemos imaginar. Todos, em algum momento, passaremos por decepções, estaremos sozinhos quando mais precisarmos de algum consolo. Estaremos sozinhos se não compreendermos que somos especiais, somos únicos e que nossa própria companhia e a crença em nós mesmos pode ser tudo do que vamos necessitar.

Não podemos acreditar quando duvidarem de nossa força. Não podemos dar intensidade àqueles pensamentos que se instalam em nossa mente nos levando para abismos tão profundos dos quais parece que jamais sairemos, de onde nunca poderão nos ouvir. Quando dúvidas se posicionarem contra você, sejam elas advindas do mundo lá fora ou do mundo aí dentro, pergunte-se sobre quais pontos fortalecem essa crença. “O que está perante os meus olhos que pode confirmar que sou mesmo um grande incompetente?”. Avalie tudo isso com cautela e honestidade. Será que essas coisas são mesmo reais? Será que não são apenas distorções causadas pelo medo? E, então, pergunte-se sobre o oposto. “O que existe na minha vida que prova o contrário?”. E, mais uma vez, seja honesto. Quando estamos “para baixo”, sentindo-nos como os mais azarados do mundo, tendemos a desconsiderar nossas próprias conquistas, nossos próprios esforços, mesmo eles estando debaixo do nosso nariz. Pense nas suas conquistas, nas suas realizações, nas coisas que você fez ou ainda faz e que trouxeram orgulho ao seu coração por si mesmo. Perceba que você é sim especial, é sim capaz, é sim digno. Você não precisa de um auditório lotado gritando encorajamento para você. Você só precisa acreditar, confiar e encorajar a si mesmo!

(Texto de @Amilton.Jnior)