O" bom caráter" depende de quem?
Exemplo: um menino nasce de berço com um certo temperamento(emotivo, colérico, calmo, tímido, descarado, etc). O nosso menino modelo nasce com tendencias coléricas e também de timidez)
Então esse menino passa pela criação dos pais(incluindo o contexto social e cultural que os pais proporcionam). ( imagine que os pais são pais médios, nem materialista, nem espiritualista)
Além disso, suponha que eles matriculem o filho em uma única escola(Escola materialista). Uma escola “imaginária” que leva do pré-escolar até a formação na faculdade.
Aos 25 anos, independente do nível social e das sua habilidade profissionais adquiridas no percurso, esse rapaz certamente terá um caráter formado.
(um bom caráter, um mau caráter ou um caráter volátil) pra resumir.
Pergunta número um) Se este menino, que nasceu com um temperamento específico tivesse sido educado pelos mesmos pais(médios), mas tivesse tido uma outra escola(Escola espiritualista), uma escola “imaginária” que tivesse como proposta ensinar a ética e que todos seu professores fossem de fato éticos.
Será se o caráter desse jovem de 25 anos seria outro?
Pergunta número dois) Agora esse menino, que tem aquele temperamento especifico de fábrica, estuda naquela primeira Escola Materialista, mas muda os pais, para pais espiritualistas sensatos.
Será se o caráter desse jovem de 25 anos seria o mesmo?
Pergunta 3) Mantem aquele temperamento de nascença. Agora mudou para a escola espiritualistas e pais espiritualistas sensatos.
Será se o caráter desse jovem de 25 anos seria melhor?
Ou será se o caráter do jovem de 25 anos seria o mesmo nos 3 casos?
E se no primeiro dos primeiros casos, os pais do nosso bebê tivessem escolhido, já adultos, a se auto educarem e estudar filosofia espiritual, isto poderia mudar o caráter do menino em criação quando este tivesse 25 anos?
Acredito que em primeiro lugar os pais com seu exemplos são os mais capazes de bem influenciar na autoeducação do filho.
Uma boa escola fica em segundo lugar.
O resultado na formação do caráter não esta nas coisas que depende dos pais. O que depende dos pais é oferecer boas influências.