SOBRE LIVROS , FILMES E AFINS

Respondendo um questionário do Blog, para efeitos de demarcar interesses meus a quem se dispuser acessar, me deparei com ícone, filmes prediletos, confesso, me vi numa enrascada, pois filmes são tantos ao longo da vida, e alguns marcam, outros são bons e interessantes, mas não tem o apelo emotivo que faz o filme ser marcante. Olha eu, destaquei Forrest Gump, por que? Sei não, talvez porque eu goste da narrativa, "embrulhada" numa mescla de vidas "destinadas" e o tal "acaso", ou simplesmente, porque admire o ator ,Tom Hanks,ou porque a filmagem com inserções históricas numa versão do personagem me tocou, seja como for, destaquei a película, e mais uma antiga, dos tempos ainda da segunda guerra, porém eterna, onde a jovem bela e rebelde, Scarlet O'hara briga e brilha numa saga para se manter na aristocracia depois de sua família ter tido uma reviravolta, devido a guerra da secessão norte americana. Claro, aqui vai um destaque para o charmoso conquistador vivido por Clark Gable, que ficou impecável.

No mais, filmes que expõe a luta do bem contra o mal, sempre, e um ser humano dotado ou não de recursos e artefatos militares consegue se reerguer e vencer contra todos as previsões, aqui vou de Rocky e Rambo, lamento para os eruditos de plantão, que certamente, torcem o nariz para tal tipo de filme.

No quesito livros, já tenho em mente um que li e reli com avidez, devido ao contagiante enredo, onde Gabriel Garcia Marques, consegue colocar o poder de um clã ou de um modo de viver, no seu livro Cem anos de solidão. Tem um que vem de tempos idos, Vivendo ,amando e aprendendo, onde o autor , Léo Buscaglia, um professor acadêmico, ensinava como matéria na faculdade o Amor, e seu livro é um sopro de vida e de alento em momentos turvos, dúbios com frases vivazes e esperançosas; vale sempre uma releitura. Outros tantos li, e como deixei de anotar já faz tempo, não me recordo os títulos, mas tenho como gosto o Pequeno príncipe, A mão e a luva, Contos de Machado de Assis, e também de Anton Theckov, e um brilhante escrito que creio estar no meio de um livro de Dostoiévksy, chamado Noites brancas, onde o autor, como sempre é brilhante. Tenho gosto por Capitães da areia e outros de Jorge Amado, e mais uns tantos que não lembro de cor. Mais recentemente a saga das crônicas do gelo e do fogo, que amei de montão.

No mais, são alguns tipos e estilos, e hoje em dia com Netflix, Youtube e muita coisa para se ver, fica difícil se ater a uma coisa especifica, gosto de séries, filmes estrangeiros, e documentários, de viagens e, alguns de auto ajuda, também.

Fazendo um "pente fino" assim de supetão, pela memória, foi o que me lembrei e aqui registro para efeitos de comparação futura, pois sempre surge algo novo e com apelo emocional que se torna marcante, assim como esses acima o foram, até então. Enquanto isso, vou por aí, vasculhar escritos e filmes.

Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 14/06/2021
Reeditado em 21/06/2021
Código do texto: T7278528
Classificação de conteúdo: seguro