S O L I D Ã O

Toda a história do homem é um esforço para vencer a sua solidão, e nos vazios edificados da solidão, cada um sente o que é.

A solidão, quer seja devido a uma transição de vida por ruptura de uma relação, ao luto, ou simplesmente porque, todos nos sentimos sós em algum momento, é uma sensação de vazio que parece uma dor profunda. É estranho quando se encontra a casa vazia, fria e escura, e não se sabe realmente o que fazer, a não ser ligar a televisão só para ouvir algumas vozes humanas.

A solidão, pode, também, resultar de uma falta de autenticidade nas nossas relações. Podemos deitar na mesma cama com alguém íntimo e sentir o peso da solidão agarrar a nossa mente, a nossa alma, e o nosso coração. O que fazer quando nos sentimos sozinhos?

Possivelmente, a forma mais amarga de solidão é estar com as pessoas e ainda sentir-se só. Contudo, a solidão não resulta de não ter pessoas por perto. Mas, da inabilidade de expor certos pontos de vista e comunicar as coisas que parecem importantes para si próprio, mas, que os outros acham inadmissíveis.

Nas garras da solidão, como um deserto emocional, onde a paisagem é estéril e tudo o que se sente é o calor do sol e uma terrível sede de companheirismo, sem rumo, tentando dar sentido a vida, às nossas emoções e às expectativas frustradas, passando miríades de noites a repensar esses sentimentos, nos sentimos sozinhos.

É natural nos sentirmos sozinhos ou solitários quando estamos isolados dos outros. Como espécie tribal, os nossos cérebros adaptaram-se para confiar nas ligações sociais como meio de sobrevivência.

Entretanto, um homem pode estar sozinho sem sentir-se só. Se não ama a privacidade da solidão, não amará a expansão da liberdade que ela lhe proporciona, tal como a natureza, não estando ligado a ninguém nem a nenhuma instituição. Quanto mais coerente o homem torna-se dentro de si mesmo, mais plenamente entra na comunhão com as outras pessoas.

A vida moderna, com todas as suas conveniências, levou a um aumento acentuado no isolamento, crescendo a solidão. No entanto, os seres humanos não se dão bem se estiverem sozinhos.

Deus nos criou para viver em relação um com o outro, e é natural sentir uma dor na alma quando se está sozinho. Jesus caminhou por este vale diante de nós. Ele sentiu o ataque de Satanás no deserto solitário da tentação. E Ele nos encontrará na nossa solidão com uma palavra de compreensão e um coração de compaixão, e poderemos estar sozinhos sem sentir a tristeza da solidão.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 09/06/2021
Reeditado em 09/06/2021
Código do texto: T7275014
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.