Tempo
Quando trabalhas bem, de maneira concentrada. O tempo te parece passar mais rápido?
E quando tu vives bem, de maneira concentrada, o que te parecerá o tempo da vida? Terá sido pouco ou muito? terá passado rápido ou devagar?
Quando estas envolvido em algo desagradavel, o tempo te parece arrastar, certo?
Também quando estas em algo que te agrada, o tempo voa, não é isto?
Se tua vida foi pra ti desagradavel, então o tempo se arrastou, o tempo te pareceu demorar mais e tu também te parece um velho.(ranzinza)
Se tua vida foi para ti agradável, então o tempo voou, o tempo para ti parou e tu te parecerá um eterno jovem.
O que torna as coisas agradáveis ou desagradáveis são os fatos ou a nossa opinião sobre os fatos?
São os fatos que tornam os trabalhos desagradaveis ou é a maneira que tu te posiciona frente ao trabalho? Quando tu te concentra e da o melhor de ti no trabalho, não o torna menos azedo e o tempo não lhe passa mais rápido, que tu nem o sente passar?
Se tu não sentes o tempo passar, esta a se manter jovem, altivo, por que, por meio da presença, da concentração e da reta opinião, saiste do tempo cronologico e adentraste no mundo atemporal, no mundo daquele que se identificaste com o espirito eterno.
Se o tempo para ti se arrasta, esta a se fazer velho, ranzinza, por que, por meio da dispersão, da resistencia a aquilo que é, mergulhaste no tempo cronologico e se identificaste com a materia grossa.
Para quem esta presente, comprometido, mas não apegado, o tempo não é nem longo, nem curto, mas sempre um tempo justo e agradável.