PENSAMENTO ILUMINADOR: RELIGIOSOS, NÃO FAÇAM DA SUA LÍNGUA UMA ESPADA

RELIGIOSOS, NÃO FAÇAM DA SUA LÍNGUA UMA ESPADA]

Aprendendo a adorar o único Deus Verdadeiro que está no âmago de todos os deuses, todas as religiões poderão se unir em um só Deus. (Leiam a última postagem abaixo cujo título é: O Cristo Eterno Está Dentro de Você!)

No evangelho de São João, cap. 4, versículo 21, Jesus diz à mulher samaritana o seguinte: “Mulher, podes crer-me que é chegada a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai”, “Este monte e “Jerusalém” se referem a igrejas cristãs. Portanto as palavras acima querem dizer que é chegada a hora de se adorar a Deus verdadeiro – o único – através de quaisquer templos e de quaisquer religiões, e não apenas em igrejas cristãs. Significa que apesar das variadas denominações dadas a Deus pelos diversos líderes religiosos de diferentes origens étnicas, pode-se adorar o único Deus Verdadeiro. Cristo jamais pregou uma religião exclusivista e egotista; ele pregou sobre Deus universal que pode ser adorado em quaisquer montes ou quaisquer igrejas, e não apenas em Jerusalém.

Será muito difícil conseguir a paz mundial enquanto as próprias religiões, que acreditam em Deus, estiverem em disputas entre si e enquanto existirem religiões vulgares que tentam ampliar a área de seu domínio difamando violentamente as demais. Seja neste monte ou naquele, seja nesta igreja ou naquele templo, seja este ou aquele o nome dado à Divindade, os homens devem passar a adorar igualmente um único Deus criador do universo. Cristo ensinou a Pedro que “todos os que lançam mão da espada, à espada perecerão”. Essa espada não se refere apenas àquela feita de aço. Os religiosos que ferem as outras religiões com más palavras também lançam mão da espada. Deus é amor, e portanto nós devemos envolver com o nosso amor todas as religiões. Aqueles que não conseguem amar e desejam apenas a ampliação de sua área de influência através de agressividade estão sendo escravos do apego, da cobiça e do poder. Tais pessoas não merecem ser consideradas religiosas.

A paz do mundo jamais poderá ser conseguida por homens dominados pelo desejo de aumentar o poderio do seu grupo. Observemos atentamente os locais onde estão ocorrendo conflitos e guerras: notamos que esses lugares são dirigidos por homens desumanos que não hesitam em ferir o próximo para alcançar o poder e aumentar a área de seu domínio. A paz jamais será conseguida através de tais desejos de ampliação do poder. A paz será obtida quando aumentar o número de pessoas de alma iluminada pela luz da verdade, que compreendam a estupidez das disputas, que reverenciam todos os homens como irmãos originados de um único Deus e que se compadecem pelo ferimento do próximo como se fosse seu próprio ferimento. Haverá paz quando se adorar “UM SÓ DEUS” em todos os montes, em todos os países, em todas as igrejas, em todos os templos, em todas as nações de todas as origens étnicas; e quando se compreender que não existem outros deuses além do “DEUS ÚNICO”.

Sakyamuni compreendeu que “montes, rios, ervas, árvores, terras e todas as coisas já são Buda; os seres animados e inanimados atingiram igualmente o estado de Buda” (Iluminado).Ele compreendeu que Deus criador do universo está presente aqui, agora, no âmago de todos os seres animados e inanimados. Se até mesmo no interior de montes, rios e terras está presente Deus, é impossível que Deus-Pai onipotente e único não esteja presente nos templos e nas igrejas de todas as religiões.

(Da Revista Acendedor, num. 72, de 1975, págs. 22, 23 e 24 – Masaharu Taniguchi PhD)