PENSAMENTO ILUMINADOR - Se o mal não existe, o que impede a manifestação do bem?

SE O MAL NÃO EXISTE, O QUE IMPEDE ENTÃO A MANIFESTAÇÃO DO BEM?

Se todas as coisas procedentes da Fonte da Existência (Pode-se chamar “Deus”) são boas, donde será que vem o mal?

Originariamente, o “mal” não existe porque Deus não o criou. O que “não existe” não vem de lugar nenhum. No entanto, o “mal” parece existir. É exatamente como a “treva” que parece vir, não se sabe de onde, quando o sol se põe. Mas a “treva” não vem de lugar nenhum. A verdade é que, quando a luz se ausenta, essa situação de ausência toma a aparência de “treva”, e nada mais que isso. Da mesma forma, o “mal” não é algo que exista de modo concreto em algum lugar; ele não passa de uma situação em que o “bem” não está plena e satisfatoriamente presente, devido a alguma distorção ou obstrução. Se não distorcermos e nem obstruirmos a manifestação do “bem”, aparecerão somente coisas boas.

O que será então que distorce ou obstrui a manifestação do bem? Todas as coisas perceptíveis surgiram ao mundo do fenômeno através de uma “lente de reconhecimento” que se chama Mente. A Mente tem a função semelhante à de lente da máquina fotográfica, e a “mente da ilusão” funciona como um filtro. Quanto mais forte a cor do filtro, menos forte será a luz que penetra na câmera, e naturalmente será fraca a luz que se imprime na fotografia. De modo análogo, quanto mais densa a “mente ilusória”, maior será a distorção ou a obstrução da Luz que vem da Fonte da Existência, surgindo consequentemente uma situação imperfeita. E o que é essa “mente em ilusão?

A “mente ilusória” que distorce ou obstrui a manifestação do “bem” e cria uma falsa imagem chamada “mal” é aquela que não se sintoniza com a Mente de Deus. São os pensamentos e sentimentos negativos, tais como rancor, ódio, ciúme, tristeza, etc...que surgem quando entramos em choque ou estamos em disputa com alguém .Por serem pensamentos e sentimentos de rivalidade, provocam atritos, opressões e distorções, e impedem a manifestação do aspecto originariamente perfeito. A tais pensamentos e sentimentos se dá o nome de “mente da ilusão”.

Para eliminarmos a “mente da ilusão” basta que abandonemos os pensamentos e sentimentos de hostilidade, agradeçamos à todas as pessoas e coisas, e passemos a aceitar totalmente as dádivas, como elas são. Esta atitude equivale a equiparmos a câmera com uma lente de alta resolução e de boa qualidade que capta toda a luminosidade, sem nenhuma distorção ou obstrução. Com isso, será possível projetar para o mundo do fenômeno (terreno) todas as formas de “dádivas divinas”, mesmo as mais insignificantes. É a esta verdade que se refere a Revelação Divina que diz: “Agradece a todas as coisas do Céu e da Terra”.

(Da Revista Acendedor, núm. 72, págs. 10 e 11, do ano de 1975, Masaharu Taniguchi PHd.)