Nobel Espiritual

E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. (I Coríntios 9:25)

Em 1900 foi criada na Suécia a fundação Nobel, que atribui cinco prêmios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura e Paz Mundial.

O prêmio consiste numa medalha de ouro com a efígie de Alfred Nobel, gravada com seu nome, um diploma com a citação da condecoração e uma soma em dinheiro que chega aos 10 milhões de coroas suecas (mais de um milhão de euros).

O propósito é reconhecer a dedicação, e permitir que tais pessoas continuem trabalhando ou pesquisando, sem pressões financeiras.

O mundo e seu sistema de valores sabe muito bem reconhecer um grande cientista, um nobre Juiz, um renomado físico, um dedicado médico, um empenhado engenheiro ou um carismático politico.

Todos na verdade tem seus valores a serem reconhecidos, e eles fazem tudo o que é necessário para tê-los, doam tempo e muita dedicação, se empenham e gastam suas vidas para alcançar cada glória que o mundo possa lhes oferecer.

Existem muitas outras maneiras de reconhecer as pessoas e seus feitos, em todas as áreas, até mesmo em uma empresa privada, como a que trabalho, que reconhece seu funcionário pela dedicação por anos de serviço.

Agora, levo meu olhar para a palavra de Deus, e vejo como ela me pede para me apresentar diante de Deus, primeiro ela me diz que não devo viver em conformidade com este mundo, e que eu seja transformado pela renovação de minha mente, para que eu conheça a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele (Romanos 12:2).

Isso requer um sacrifício interno, requer vencer a nós mesmos, isso diz respeito ao caráter. E ao renovar nosso interior não deixaremos de aceitar um reconhecimento humano, mas valorizaremos muito mais a forma como Deus nos reconhece e valoriza.

Quando vejo milhares de pessoas dizendo que são mais santas do que outras, pelo simples fato de ir a uma determinada igreja, ter mudado a forma de se vestir, mas que continuam pensando e vivendo conforme as regras propostas por este mundo, fica claro que não querem ir ao sacrifício interior para serem reconhecidas por Deus.

Jesus disse para não sermos como os hipócritas que querem ser vistos e bajulados pelo povo, e alcançam a recompensa aqui mesmo (Mateus 6:2).

Deus sabe recompensar seus santos, mas precisamos lembrar que sua recompensa não se assemelha a um Nobel criado pelos homens, pois Seu Reino não é terreno, Sua recompensa só é entendida e aceita por aqueles que têm suas mentes renovadas a um reino celestial e eterno.

E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. (I Corintios 9:25)

A mudança interior reflete na exterior, ninguém consegue agradar a Deus simplesmente com atitudes externas, como Paulo nos mostra, as pessoas fazem tudo por uma coroa terrena e perecível , levam suas vidas ao limite por uma glória passageira.

Aqueles que seguem a Cristo terão uma coroa eterna, incorruptível, para isso também existem disciplinas, e nós as chamamos de disciplinas espirituais, são elas que nos levarão a alcançar um reconhecimento eterno.

Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. (‭1Coríntios‬ ‭9:26‬) ‭

Uma das coisas mais tristes da vida é ver a falta de objetivo na vida de tantas pessoas, inclusive daquelas que são cristãs.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 06/06/2021
Reeditado em 06/06/2021
Código do texto: T7272837
Classificação de conteúdo: seguro