Amor é mais do que sexo

Existem pessoas que absolutamente não sabem viver um relacionamento amoroso. Têm aquelas pessoas que acham que para o amor ser bom o sexo deve ser melhor. Mas é o contrário. Para o sexo ser bom o amor não pode deixar a desejar. É uma pena que muitos só se deixem levar pelos desejos carnais, prazeres efêmeros, que duram alguns segundos e precisam de repetição para que sejam sentidos outra vez. Mas um amor bem vivido... Um amor bem vivido não deixa marcas na carne, mas deixa registrado no coração que um dia aconteceu, surgiu e foi esplêndido. Viver em função de sexo é um erro. O prazer sexual entre duas pessoas que escolheram se amar é apenas uma consequência dos laços que as unem.

E não estou entrando na questão daquelas pessoas que tem relações sexuais casualmente, que apenas aproveitam o momento com alguém que lhes chamou a atenção. Aqui estamos nos referindo aos relacionamentos que são construídos de uma maneira tão sutil e acabam de forma tão grotesca porque o fulano “não comparece”. Para despertar o desejo no outro não basta usar um perfume afrodisíaco ou colocar roupas sedutoras, para despertar o desejo no outro precisamos nos fazer desejáveis pela sua alma. Para que a intimidade entre duas pessoas que se amam seja intensa e agradável, é necessário que os laços nunca se afrouxem, que aquela chama tão flamejante do começo de tudo se torne ainda mais forte conforme os dias se passarem. E isso não é fácil. Despertar o interesse em alguém não é tarefa simples. Vamos ter que renunciar alguns de nossos próprios desejos, teremos que nos afastar de alguns caprichos que possuímos, teremos que deixar alguns egoísmos descabidos para que o outro se sinta notado, valorizado, respeitado em seu direito de, conosco, existir. Muitos relacionamentos não florescem exatamente por isso. Porque um quer ser atendido em tudo, mas não atende em nada.

Noites de sexo podem acontecer e se repetirem, mas momentos de carinho, de amor genuíno, desinteressado em outra coisa se não amar... Essas coisas se tornam inesquecíveis porque são únicas e inigualáveis. Declarações de amor ficam registradas em nossas memórias com toda uma carga afetiva que arranca de nós um sorriso abobado. Noites de sexo podem ser rememoradas e até causar algum comichão. Mas momentos românticos fazem lágrimas saltarem. Quando estivermos velhos, cansados pela idade, um dia perderemos o interesse sexual, ou pelo menos nosso corpo não atenderá mais a esses intentos, mas nosso coração ainda baterá, nossa consciência ainda estará conosco e não serão esses momentos de paixão avassaladora que trarão aquele quentinho ao nosso coração numa noite solitária, mas aqueles bilhetes tão doces que recebemos, aquelas palavras tão singelas que ouvimos, aqueles gestos tão inocentes que aceleraram o nosso peito. Será a suavidade do amor que servirá de consolo quando aquele que amamos um dia já não estiver ao nosso lado. Mas só servirão de consolo se forem realmente vividos.

(Texto de @Amilton.Jnior)